Apesar de ser um dos maiores lançamentos de 2023 nos cinemas, Barbie foi banido em diversos países; entenda
Fernanda Decaris (@ferdecaris) Publicado em 17/08/2023, às 16h07
O filme Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, foi um dos principais lançamentos de 2023, alcançando cerca de U$ 1 bilhão em bilheteria. No entanto, o filme dirigido pela vencedora do Oscar, Greta Gerwig, foi banido em vários países. Confira abaixo:
Pouco antes da estreia, que aconteceu no dia 20 de julho, Barbie foi banido do Vietnã, país do Sudeste Asiático, segundo informações da Variety.
A justificativa teria sido uma cena específica, na qual um mapa com a "linha das nove raias," responsável por representar as reivindicações territoriais da China no Mar da China Meridional, que o Vietnã diz violar soberania do país.
+++LEIA MAIS: Barbie: Executivo da Mattel diz que filme não é feminista; Margot Robbie responde
Em comunicado emitido em 7 de julho, Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, explicou como o banimento foi decidido pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes. A Warner Bros. Discovery não respondeu ao acontecimento.
Ouros filmes, como Uncharted, da Sony e Abominable, animação da Dreamworks, também foi banido do país pelo mesmo motivo.
Segundo informações do Now This News, Líbano baniu o longa dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie por explorar temas relacionados a gênero e sexualidade. Essa decisão partiu de Mohammad Mortada, ministro da Cultura do Líbano, e opinou como Barbie desafia os "valores da fé e da moralidade," além de "promover a homossexualidade e a transformação sexual."
+++LEIA MAIS: Barbie: Conar teria banido trailer no Brasil, entenda
A produção não fala abertamente sobre sexualidade, mas conta com atores abertamente LGBTQ+, como Kate McKinnon e Hari Nef, assim como discute inclusão e equidade de gênero. Já Kuwait baniu o filme porque encoraja "ideias e crenças estranhas à sociedade e à ordem pública" do país, segundo a agência de notícias estatal KUNA.
Conforme anunciado pelo portal 24h Algerie, cerca de três semanas depois do longa de Greta Gerwig chegar aos cinemas da Argélia, o país acaba de banir o filme (via IndieWire).
No documento oficial, o portal afirma que Barbie não será exibido no país do Oriente Médio por “promover homossexualidade e outras anormalidades ocidentais” e “não corresponder à religião e às crenças culturais argelinas”.
+++ LEIA MAIS: Barbie ou Oppenheimer? Qual assistir primeiro? Tom Cruise responde
Ainda segundo informações do veículo, o Ministério da Cultura e das Artes do país enviou um comunicado à distribuidora local de Barbie, a MD Ciné, ordenando que o filme seja retirado dos cinemas por “prejudicar a moral.”
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja