- Barbie alcançou cerca de U$ 1 bilhão em bilheteria no mundo (Foto: reprodução/Warner Bros.)
barbie

Barbie: Todos os países que baniram o filme [LISTA]

Apesar de ser um dos maiores lançamentos de 2023 nos cinemas, Barbie foi banido em diversos países; entenda

Fernanda Decaris (@ferdecaris) Publicado em 17/08/2023, às 16h07

O filme Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, foi um dos principais lançamentos de 2023, alcançando cerca de U$ 1 bilhão em bilheteria. No entanto, o filme dirigido pela vencedora do Oscar, Greta Gerwig, foi banido em vários países. Confira abaixo: 

Filme da Barbie é banido do Vietnã

Pouco antes da estreia, que aconteceu no dia 20 de julho, Barbie foi banido do Vietnã, país do Sudeste Asiático, segundo informações da Variety.

A justificativa teria sido uma cena específica, na qual um mapa com a "linha das nove raias," responsável por representar as reivindicações territoriais da China no Mar da China Meridional, que o Vietnã diz violar soberania do país.

+++LEIA MAIS: Barbie: Executivo da Mattel diz que filme não é feminista; Margot Robbie responde

Em comunicado emitido em 7 de julho, Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, explicou como o banimento foi decidido pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes. A Warner Bros. Discovery não respondeu ao acontecimento.

Ouros filmes, como Uncharted, da Sony e Abominable, animação da Dreamworks, também foi banido do país pelo mesmo motivo.

Líbano e Kuwait banem Barbie por 'promover homossexualidade e transformação sexual'

Segundo informações do Now This News, Líbano baniu o longa dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie por explorar temas relacionados a gênero e sexualidade. Essa decisão partiu de Mohammad Mortada, ministro da Cultura do Líbano, e opinou como Barbie desafia os "valores da fé e da moralidade," além de "promover a homossexualidade e a transformação sexual."

+++LEIA MAIS: Barbie: Conar teria banido trailer no Brasil, entenda

A produção não fala abertamente sobre sexualidade, mas conta com atores abertamente LGBTQ+, como Kate McKinnon e Hari Nef, assim como discute inclusão e equidade de gênero. Já Kuwait baniu o filme porque encoraja "ideias e crenças estranhas à sociedade e à ordem pública" do país, segundo a agência de notícias estatal KUNA.

Barbie é banido na Argélia por promover “anormalidades ocidentais”

Conforme anunciado pelo portal 24h Algerie, cerca de três semanas depois do longa de Greta Gerwig chegar aos cinemas da Argélia, o país acaba de banir o filme (via IndieWire).

No documento oficial, o portal afirma que Barbie não será exibido no país do Oriente Médio por “promover homossexualidade e outras anormalidades ocidentais” e “não corresponder à religião e às crenças culturais argelinas”.

+++ LEIA MAIS: Barbie ou Oppenheimer? Qual assistir primeiro? Tom Cruise responde

Ainda segundo informações do veículo, o Ministério da Cultura e das Artes do país enviou um comunicado à distribuidora local de Barbie, a MD Ciné, ordenando que o filme seja retirado dos cinemas por “prejudicar a moral.”

cinema notícias Margot Robbie Barbie banimento países

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja