O longa-metragem do diretor de O Grande Gatsby (2013) Elvis (2022) promete ser 'história definitiva de amadurecimento de uma adolescente'
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 05/11/2024, às 16h39
O renomado cineasta Baz Luhrmann está prestes a dar vida a um projeto de longa data: um filme sobre Joana d'Arc. O projeto vem sendo trabalhado por Luhrmann ao longo de três décadas, conforme revelou sua esposa e colaboradora criativa, Catherine Martin, durante o LACMA Art+Film Gala, onde Luhrmann foi homenageado juntamente com a escultora Simone Leigh.
A heroína francesa Joana d'Arc é uma figura histórica reverenciada por liderar o exército francês à vitória em Orléans em 1429, antes de ser condenada à morte em 1431. O estúdio Warner Bros. confirmou recentemente que Luhrmann irá dirigir esta narrativa épica sobre a santa e heroína nacional da França. O filme será inspirado no romance Blood Red, Sister Rose, escrito em 1974 por Thomas Keneally, também autor de A Lista de Schindler.
+++LEIA MAIS: Assistiria? Elvis deve ganhar versão com 4h de duração, diz Baz Lurhmann
Luhrmann revelou que esteve próximo de dirigir filmes sobre Alexandre, o Grande, e Napoleão Bonaparte, mas percebeu que estava esperando o momento certo para contar a história de Joana. Ele descreve essa obra como uma narrativa de amadurecimento ambientada durante a Guerra dos Cem Anos. "Ela é uma jovem de uma pequena cidade que convence um rei de 25 anos de que eles podem unir o país e coroá-lo rei. É uma inspiração para tempos como os atuais, em que a nova geração precisa erguer novas vozes e energias para romper com um mundo envelhecido e estagnado", afirmou Luhrmann.
Ainda não foi escolhido quem interpretará Joana no filme. Luhrmann comentou sobre seu processo seletivo, destacando sua abordagem sem preconceitos e focada na identificação dos melhores talentos disponíveis. "É um processo de exploração", explicou ele.
+++LEIA MAIS: Elvis: Baz Luhrmann se sentiu pressionado com família do Rei do Rock durante filmagens
Catherine Martin tem se dedicado à pesquisa para o design do filme, visitando locais históricos na França ligados à vida de Joana d'Arc, como Domrémy, sua cidade natal. Ela destacou a sofisticação do lar onde Joana cresceu, contrariando a imagem comum dela apenas como uma simples pastora. Martin vê a história como especialmente relevante hoje, quando muitos jovens se sentem desiludidos. "Com uma filha adolescente, percebo que quando meninas dessa idade se determinam, podem mudar o mundo", afirmou Martin.
A saga de Joana d'Arc já foi retratada em várias produções audiovisuais ao longo dos anos. Entre elas estão Joana d'Arc (1999), dirigido por Luc Besson e estrelado por Milla Jovovich, além do drama francês Jeanne, dirigido por Bruno Dumont e apresentado no Festival de Cannes em 2019.
Ryan Reynolds trabalha em projeto para se reunir com Hugh Jackman e Shawn Levy
Cantora Tyka Nelson, irmã de Prince, morre aos 64 anos
Charli XCX e Yung Lean se juntam ao elenco de Sacrifice, de Romain Gavras
Paul McCartney homenageia Quincy Jones: 'O legado continuará'
Anya Taylor-Joy e marido são vítimas de roubo após invasão de mansão
Oasis: Relembre a primeira passagem da banda pelo Brasil