Artistas da música se manifestaram contra decisão anunciada na semana passada
Da redação Publicado em 03/03/2010, às 18h48
A direção da corporação BBC anunciou nesta quarta-feira, 3, que vai repensar a ideia de fechar as portas da 6 Music, uma de suas estações digitais de rádio.
Após o anuncio do fechamento, na semana passada, uma crescente mobilização contrária à decisão se formou na internet. A população britânica, o sindicado dos jornalistas e artistas de peso do cenário da música lançaram campanhas de apoio à salvação da estação.
A decisão faz parte de uma estratégia de redirecionar cerca de US£ 600 milhões para conteúdos de outros grupos das rádios digitais da BBC, como jornalismo, dramas e comédias britânicas. A justificativa é de que a 6 Music não alcança audiência suficiente. Atualmente a rádio possui uma frequência de 700 mil ouvintes por semana.
Em comunicado, Mark Thompson, diretor-geral da corporação, disse que irá avaliar os pedidos do público antes de tomar uma decisão. As propostas também serão submetidas ao BBC Trust, conselho de administração da corporação, e passarão por um período de consultas públicas.
Manifestação
O cantor David Bowie declarou, em seu site oficial, a insatisfação em relação ao possível fim da estação: "A 6 Music mantém vivo o espírito de radialistas como John Peel [Dj de rádio pioneiro dos anos 60], e seria uma grande pena que artistas novos perdessem a estação".
Lily Allen publicou um artigo nesta terça-feira, 2, no site do jornal britânico The Guardian: "Fechar a 6 Music é uma péssima notícia para trabalhos independentes e pra nova música britânica". Ela completou: "espero que essa mobilização faça os diretores pensarem duas vezes antes de tomar uma decisão".
Já o produtor Mark Ronson disse à BBC: "a estação atende ao público que aprecia o tipo de música que não costuma ser transmitida nas rádios voltadas ao grande público".
A cantora La Roux também se manifestou, dizendo que se fecharem a 6 Music, "perderemos nossa fé na indústria da rádio". E aproveitou para fazer um pedido: "por favor, não a fechem. É a única estação de rádio que conseguimos ouvir sem desligar a cada cinco minutos. Por favor".
No Facebook, criaram a comunidade "Salve a BBC 6 Music", que já possui mais de 7 mil membros.
A decisão
Além do fim da 6 Music, o plano de ação apresentado por Thompson propõe também o fechamento da estação de rádio digital Asian Network, destinada ao público asiático, e dos serviços de rádio e TV BBC Switch e Blast, voltados ao público adolescente.
O diretor-geral também anunciou uma redução de 25%, até 2013, nos gastos da BBC com conteúdo online, e a possível saída da BBC no mercado de revistas do Reino Unido. Thompson prometeu ainda que 90% de toda a receita da BBC deverá ser gasta com a produção de programas.
Criada em 2002, a 6 Music é uma das primeiras estações digitais da BBC.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja