- Os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos para Rolling Stone

Beatles fora do topo, rock diminui e rap cresce: Como foi refeita a lista de 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone

Mais de 300 artistas, jornalistas, executivos, produtores - de Beyoncé e Taylor Swift a U2 - quem escolheu os novos melhores de todos os tempos

Trechos de Jason Fine, editor da Rolling Stone EUA Publicado em 22/09/2020, às 14h40

A Rolling Stone divulgou nesta terça, 22, uma nova lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos. O novo ranking, como explicou Jason Fine, editor da revista nos EUA, “não tinha como objetivo atualizar a lista, mas explodir a antiga e recomeçar do zero, refletindo tanto o canon da música pop como o gosto musical sempre em metamorfose.”

Com isso, várias mudanças aconteceram. A lista de 2003 é quase irreconhecível perto da versão 2020. Antes, os Beatles ocupavam, com Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e Revolver, o primeiro e terceiro lugar. Beach Boys ficava no meio do sanduíche dos Fab Four, com Pet Sounds. Na nova versao, o quarteto britânico só aparece no 5° lugar, com Abbey Road (depois, em 11º com Revolver).

+++ LEIA MAIS: Como os Beatles inspiraram o disco Pet Sounds, dos Beach Boys

O novo campeão, o maior álbum de todos os tempos, é What's Going On (1971), de Marvin Gaye. Pet Sounds, dos Beach Boys, segue em segundo lugar, e a medalha de bronze foi oferecida a Blue (1971), de Joni Mitchell.

Como a lista foi montada?

Quando os 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos saiu, em dezembro de 2003, Amy Winehouse ainda estava a três anos de lançar Back to Black, e ainda faltava uma década para Kendrick Lamar lançar m.A.A.d city; a maioria dos maiores músicos (e fãs) de hoje estavam no primário. Enquanto a lista original tomou vida própria, com quase 63 milhões de pessoas lendo em 2019 (sem contar os grupos de Facebook dedicados a ela, e páginas de fãs pedindo por artistas perdidos), agora - 20 anos dentro do século 21 - parece uma boa hora para reavaliá-la.

+++ LEIA MAIS: Beatles, Neil Young e Marvin Gaye: 10 discos lendários que nunca foram lançados

O objetivo não era atualizar a lista, mas explodir a antiga e recomeçar do zero, refletindo tanto o canon da música pop como o gosto musical sempre em mudanças. Preenchemos mais de 300 enquetes de músicos, produtores, jornalista e executivos. Todos, de Beyoncé e Lin-Manuel Miranda a Taylor Swift e Brittany Howard, votaram.

O resultado fala por si mesmo: 154 discos são novos para os top 500, e 86 discos do século XXI entraram para lista. O novo 500 é menos do rock. O legado do rap e sua contínua vitalidade se destacam (com três vezes mais discos de hip hop representados na nova lista do que na original), assim como a linhagem da música soul: Prince tem dois discos no Top 50; The Miseducation of Lauryn Hill foi de 312 para 10, e What’s Going On de Marvin Gaye tirou Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band do topo.

+++ LEIA MAIS: Os 40 Maiores Álbuns Punk de Todos os Tempos

“Uma distinção da lista antiga é a ideia que não existe uma história objetiva de música popular,” diz Jon Dolan, editor de review da Rolling Stone, que cuidou desse projeto trabalhoso. “Acho que é uma reflexão honesta de como isso soa agora.” Isso incluiu os diferentes estilos de música que são novos para a RS500: de pop latino a krautrock, assim como um grande número de disco, indie rock e R&B. “Não é uma perspectiva puro-rock,” diz Dolan, “É mais sobre histórias diferentes existindo juntos, uma junção de gostos.”

Ao criar a própria folha de votação, Jason Fine, editor da Rolling Stone EUA, se aprofundou em discos que soam vitais e excitantes agora, não importa quando foram feitos ou o quanto encaixam no canon. “Eu fiquei impressionado, ouvindo discos como  It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back do Public Enemy, ou London Calling do  The Clash, e Car Wheels on a Gravel Road, da Lucinda Willians, e ver como soam frescos depois de todos esses anos.”

+++ LEIA MAIS: A lista de Martin Scorsese dos 39 melhores filmes de todos os tempos

“Você deve poder tocar um disco 101 vezes e ainda achar algo novo,” comentou Dolan. “Fiquei chocado ao ouvir  The Velvet Underground & Nico. Pensei: ‘Isso dá conta.’ E isso que é incrível - achar essa música que é parte de uma conversa que dura sua vida toda.”


+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE

de melhores os Beatles musica noticias Discos topo todos 500 novos tempos albuns rolling stone best gaye marvin

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer