Durante a gravação do último disco dos Beatles, os integrantes já não se davam muito bem - e isso se refletiu no álbum
Redação
Publicado em 15/05/2020, às 16h42Let It Be é o 13º disco dos Beatles e o último gravado pelos integrantes John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr antes do término da banda. Sabe-se que naquela época o relacionamento entre os músicos não ia bem, e isso se refletia nos dias de estúdio, principalmente no fato de Harrison ter emplacado apenas duas músicas no álbum.
+++LEIA MAIS: Beatles: Lennon, Ringo e George investigam morte de Paul McCartney em HQ psicodélica
Segundo o Cheatsheet, as sessões de gravação no estúdio contaram com muitas músicas apresentadas pelo guitarrista, mas a maioria foi negada pelos integrantes. No primeiro dia, Harrison tocou "All Things Must Pass" e "Let It Down", mas nenhuma foi adicionada ao disco.
“Isn’t It a Pity” e "Hear Me Lord" também foram negadas pelos integrantes, e Harrison voltou a apresentar "All Things Must Pass" no terceiro dia de estúdio, mas não mudou o veredito dos colegas.
Em entrevista à Anthology, Harrison falou: “Acho que os primeiros dois dias foram bons, mas logo ficou evidente que era exatamente o mesmo de quando estávamos no estúdio pela última vez - e seria doloroso novamente”. Assim, no 10º dia de estúdio, o guitarrista saiu brevemente dos Beatles, e quando voltou não houve evolução na contribuição dele para o disco.
Dessa forma, apenas duas composições de Harrison - “For You Blue" e "I Me Mine" - entraram em Let It Be, e a última faixa tinha menos de dois minutos. Foi necessário o reforço de Phil Spector para adicionar um minuto à música. Além disso, Harrison também foi substituído dos solos de guitarra na canção "For You Blue" e em "Get Back" - demonstrando o tratamento desencorajador dos colegas dos Beatles.
+++LEIA MAIS: Tudo sobre o assassinato de John Lennon: balas de ponta oca, foto icônica e mais
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE