- João e Bebel Gilberto (Foto: Reprodução / Facebook)

Bebel explica pela primeira vez o motivo da interdição do pai, João Gilberto: 'O que eu ia fazer?'

O pedido feito pela filha deu à ela os direitos sobre as decisões do pai e isso gerou polêmicas na família

Redação Publicado em 28/08/2020, às 11h49

Pai da bossa-nova, João Gilberto morreu em julho de 2019. A filha do ícone da música brasileira, Bebel Gilberto se abriu pela primeira vez sobre os motivos de ter pedido a interdição [ato que retira da pessoa a possibilidade de administrar os bens] do pai, em entrevista à Marie Claire. O caso foi desenrolado por anos e gerou uma série de problemas dentro da família. As informações a seguir são do UOL

+++ LEIA MAIS: Filho e netos de Gilberto Gil: como Gilsons se tornou acalanto em tempos de crise política e de saúde

Na entrevista, Bebel explica por que tomou essa decisão a ser acusada de abandono de idoso, visto que, na época, estava em Nova York. 

+++ LEIA MAIS: Interdição, briga dos filhos e reclusão: os últimos anos de João Gilberto

"Antes, ele tinha uma vida legal: as contas todas pagas, sabia o quanto tinha no banco. De repente, em 2013, acontece aquela transação com o banco [um empréstimo de R$ 4,7 milhões], e eu descubro como todo mundo, pelos jornais. Eu estava em Nova York, tinha quebrado meu tornozelo, estava com a cabeça ruim, quando recebi um telefonema e a pessoa disse: "Olha, tem que fazer alguma coisa, seu pai está assim, assado, e é uma decisão que os filhos têm de tomar". Quando cheguei, vi que a barra estava pesada. Papai estava abandonado, tudo um caos, e eu não consegui entender por quê. Fui vendo também que ele estava triste". 

Ela continua:

"O que eu ia fazer? Continuar fazendo shows em Nova York? Ou o Estatuto do Idoso vir atrás de mim e eu me ferrar para sempre por ter abandonado meu pai? O melhor era interditar. Agora, estou tocando no assunto e esclarecendo os detalhes. Não interditei para brigar por dinheiro. Nunca imaginei que meu irmão iria fazer o que fez comigo"

+++ LEIA MAIS: Além de Chega de Saudade: 8 músicas para entender João Gilberto, o Pai da Bossa Nova

A decisão gerou brigas na família, principalmente com o irmão, João Marcelo, que, segundo ela, "pirou para sempre". Bebel explica na publicação que o irmão ficou "obcecado" com a questão econômica da família e que não conseguia entender como João Gilberto estava falido. "Minha vida estava péssima. Eu caí com ele", concluiu. 

+++ XAMÃ: MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO, DE NIRVANA A TUPAC 

entretenimento música notícia História entenda família quando morte dinheiro o que aconteceu joão gilberto interdição bossa-nova

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja