Em "Me Lambe" Jão despe o ator João Guilherme e recebe um lambida no rosto
Fernanda Decaris (@ferdecaris) Publicado em 15/09/2023, às 15h51
Um dia após o lançamento do clipe da música "Me Lambe" de Jão, Bemti, músico mineiro passou a receber uma série de mensagens de amigos e seguidores sobre a similaridade com o seu clipe "Eu te Proíbo de ter Esse Poder Sobre Mim", lançado há quatro anos.
Clipes com máscaras de bichinho não são incomuns (...) mas quando coloquei os clipes lado a lado notei semelhanças," disse em entrevista à Rolling Stone Brasil.
"Me Lambe" é um dos principais singles de Super, novo disco de Jão lançado em agosto. No clipe temos o músico como protagonista contracenando com o ator João Guilherme, que é visto fantasiado de gato.
+++LEIA MAIS: 5 Obras de arte danificadas propositalmente [LISTA]
O video é todo ambientado em uma cidade a noite, ao final, Jão está em um karaokê e despe Guilherme que dá uma lambida no rosto do músico, referência a letra da música.
Em "Eu te Proíbo de ter Esse Poder Sobre Mim" algo parecido acontece; um homem fantasiado despe outra pessoa também fantasiada e um beijo acontece em seguida.
então gente 🥲😅 comparação do novo clipe do @jaoromania com o meu clipe de "Eu te Proíbo de ter Esse Poder Sobre Mim" um trabalho 100% independente do qual tenho mto orgulho! 🏳️🌈 (e que talvez tenha custado 100 vezes menos que o do Jão rs) valorizem a arte independente do BR viu! pic.twitter.com/15UoAyg0h7
— Bemti (@bemti) September 15, 2023
Quando eu assisti e depois coloquei os clipes lado a lado, pensei 'ok... alguém envolvido no clipe do Jão deve ter usado o meu como uma das referências'. E tudo bem, sou formado em Audiovisual, trabalho nessa área além da música e referências são referências."
O músico então publicou em seu X (antigo Twitter) a comparação entre os dois vídeos, que gerou discussões nas redes e apontou sua trajetória parecida com a de Jão:
Nós dois somos do interior e fizemos ECA-USP no começo dos anos 2010 e depois migramos pra música, até saímos juntos na lista de Melhores Discos do Ano de 2018 da Rolling Stone."
Bemti aproveitou as 52 mil visualizações para apontar também questões relacionadas a arte independente no Brasil e explica que não vê as semelhanças dos dois vídeos como plágio, e sim como referências.
Eu só falei em 'referência' esse tempo todo. Eu como artista independente, LGBTQIA+, fazendo um som muito singular (indie pop com viola caipira de 10 cordas!) só posso desejar que meu trabalho tenha mais reconhecimento e alcance, e isso depende diretamente de recursos."
"Então aproveito pra chamar a atenção pra toda uma galera extremamente talentosa que tá fazendo arte no Brasil que é usada depois como referência e que só precisa de mais aberturas e oportunidades, e que faz milagres com orçamento muito apertado (como foi o nosso caso). "
O clipe"Eu te Proíbo de ter Esse Poder Sobre Mim" foi roteirizado pelo próprio Bemti em parceria com Daniel Ribeiro, diretor do longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Já "Me Lambe" foi dirigido por Pedro Tófani e Malu Alves.
A Rolling Stone Brasil tentou contato com a equipe de Jão, mas não obteve resposta.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer