Com a gravadora, ele lançou artistas como Diana Ross, The Supremes, Stevie Wonder, The Temptations, Smokey Robinson, Marvin Gaye, Jackson 5 e Michael Jackson
Rollign Stone EUA Publicado em 12/03/2013, às 13h01 - Atualizado às 13h08
Poucos magnatas da música possuem um efeito tão duradouro na cultura popular quanto o fundador da Motown Berry Gordy, cujas proezas lhe credenciaram para ganhar o Pioneer Award, do Hall da Fama dos Compositores. Berry receberá o prêmio em um jantar para os indicados na quarta, 13, em Nova York.
Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!
“Berry Gordy é inovador e visionário”, declarou Jimmy Webb, presidente do Hall da Fama dos Compositores, ao anunciar a homenagem. “Sim, ele criou um selo, mas, mais do que isso, ele criou um gênero. Pense nisso, ele desbravou um espaço no mercado para artistas afro-americanos e, então, convidou o mundo para aproveitar também. Berry era afrente do seu tempo; seus artistas, jovens e imaculadamente bem-vestidos, foram os primeiros a receber media training. Berry Gordy e o som do Motown são essenciais para a história da música norte-americana.”
Compositor, produtor e empreendedor, Berry fundou a Tamla Records em Detroit, em 1959, que cresceu e se transformou na Motown. Ele construiu o selo até um império musical que lançou artistas como Diana Ross, The Supremes, Stevie Wonder, The Temptations, Smokey Robinson, Marvin Gaye, Jackson 5 e Michael Jackson.
O Pioneer Award é a última de uma longa lista de homenagens para Berry, incluindo a entrada dele no Hall da Fama do Rock, em 1988, o Grammy de 2008, e a noite “Salute Motown”, com shows na Casa Branca, em 2011. Ele também é tema do Motown: The Musical, uma nova produção da Broadway baseada em sua vida. Performances de pré-estreia começam nesta semana, com a abertura oficial marcada para o dia 14 de abril.
Berry será o segundo a receber o Pioneer Award, que foi criado em 2012 para reconhecer e homenagear os criadores de movimentos musicais que tiveram uma grande influência nas gerações subsequentes de compositores. O primeiro vencedor do prêmio, dado no ano passado, foi Woody Guthrie.
Os indicados para entrarem no Hall da Fama dos Compositores deste ano são Steven Tyler e Joe Perry, do Aerosmith, Mick Jones e Lou Gramm, do Foreigner, Holly Knight, JD Souther e Tony Hatch.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer