Berry Gordy - AP

Berry Gordy, criador da Motown, receberá homenagem do Hall da Fama dos Compositores

Com a gravadora, ele lançou artistas como Diana Ross, The Supremes, Stevie Wonder, The Temptations, Smokey Robinson, Marvin Gaye, Jackson 5 e Michael Jackson

Rollign Stone EUA Publicado em 12/03/2013, às 13h01 - Atualizado às 13h08

Poucos magnatas da música possuem um efeito tão duradouro na cultura popular quanto o fundador da Motown Berry Gordy, cujas proezas lhe credenciaram para ganhar o Pioneer Award, do Hall da Fama dos Compositores. Berry receberá o prêmio em um jantar para os indicados na quarta, 13, em Nova York.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

“Berry Gordy é inovador e visionário”, declarou Jimmy Webb, presidente do Hall da Fama dos Compositores, ao anunciar a homenagem. “Sim, ele criou um selo, mas, mais do que isso, ele criou um gênero. Pense nisso, ele desbravou um espaço no mercado para artistas afro-americanos e, então, convidou o mundo para aproveitar também. Berry era afrente do seu tempo; seus artistas, jovens e imaculadamente bem-vestidos, foram os primeiros a receber media training. Berry Gordy e o som do Motown são essenciais para a história da música norte-americana.”

Compositor, produtor e empreendedor, Berry fundou a Tamla Records em Detroit, em 1959, que cresceu e se transformou na Motown. Ele construiu o selo até um império musical que lançou artistas como Diana Ross, The Supremes, Stevie Wonder, The Temptations, Smokey Robinson, Marvin Gaye, Jackson 5 e Michael Jackson.

O Pioneer Award é a última de uma longa lista de homenagens para Berry, incluindo a entrada dele no Hall da Fama do Rock, em 1988, o Grammy de 2008, e a noite “Salute Motown”, com shows na Casa Branca, em 2011. Ele também é tema do Motown: The Musical, uma nova produção da Broadway baseada em sua vida. Performances de pré-estreia começam nesta semana, com a abertura oficial marcada para o dia 14 de abril.

Berry será o segundo a receber o Pioneer Award, que foi criado em 2012 para reconhecer e homenagear os criadores de movimentos musicais que tiveram uma grande influência nas gerações subsequentes de compositores. O primeiro vencedor do prêmio, dado no ano passado, foi Woody Guthrie.

Os indicados para entrarem no Hall da Fama dos Compositores deste ano são Steven Tyler e Joe Perry, do Aerosmith, Mick Jones e Lou Gramm, do Foreigner, Holly Knight, JD Souther e Tony Hatch.

homenagem prêmio hall da fama dos compositores berry gordy motown Pioneers Award

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer