"A gente deu uma viajada maior", resume o guitarrista Cris Scabello
Lucas Reginato Publicado em 22/09/2013, às 14h17
Dois anos depois de marcar presença com o disco de estreia, o Bixiga 70 revela um novo trabalho. Em comum, os dois álbuns têm o mesmo nome: Bixiga 70. “A gente não vê muita necessidade de dar nome ao disco. Achamos que o nosso som ainda não está pronto, ainda está em construção - a gente continua numa busca”, explica o guitarrista Cris Scabello, um dos dez integrantes da banda. Busca esta que transparece nas diferenças entre o primeiro e o segundo disco. Se em 2011 o grupo paulistano apoiou-se no afrobeat, desta vez abraça uma maior quantidade de referências.
“Na verdade essa ligação do primeiro disco com o afrobeat foi a necessidade de relacionar com algo que as pessoas conhecessem. Acho que o primeiro disco é bem amplo já, não se restringe ao afrobeat, mas concordo que este é mais amplo ainda”, diz Scabello. “Ele viaja muito por outras áreas. Tem mais música de terreiro, a gente passeou pelo Ethio-jazz, do Mulatu Astatke, o carimbó está muito presente em uma das faixas. Tem um lado psicodélico também, até de música eletrônica. Acho que nesse disco a gente deu uma viajada maior.”
É fácil compreender essa evolução sonora. A banda é um coletivo de músicos ativos, que procuram por novas influências e as compartilham com seus colegas. “A gente ampliou nosso espectro, também com a estrada que a gente pegou com o primeiro disco. Nossa turnê nos influenciou bastante, tivemos contato com outras bandas e tivemos a possibilidade de experimentar várias coisas.”
“Vimos na Europa que as possibilidades de palco são bem maiores”, afirma o músico, empolgado não só com as viagens internacionais, como com a estreia do novo trabalho, realizada na última quinta, 19, no SESC Pompeia, em São Paulo. “Foi muito foda, o impacto foi muito grande, tanto musicalmente como em termos de movimentação de palco. O show está muito mais pegado, bem mais forte. O disco novo está mais pesado.”
Tanto o novo como o primeiro disco do Bixiga 70 podem ser ouvidos, baixados e comprados no site oficial da banda.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja