El Camino não está disponível no Spotify, Rhapsody, ou em outros serviços
Redação Publicado em 09/12/2011, às 09h55 - Atualizado às 10h07
De acordo com blog do jornal LA Times, o Black Keys está impedindo que seu novo álbum, El Camino, seja colocado na internet para streaming em serviços como Spotify, Rhapsody, MOG e Rdio. Outros artistas, como Coldplay e Mac Miller, tomaram medidas semelhantes com seus lançamentos mais recentes, acreditando que serviços on demand do gênero atrapalham na obtenção de lucro das vendas do álbum.
Contudo, essas empresas continuam afirmando que as vendas de discos, na realidade, aumentam entre seus assinantes, que procuram e compram a nova música que descobrem no streaming. O Spotify, que agora diz ser a segunda maior fonte de renda na música digital para as gravadoras europeias, sustenta a ideia de que artistas e selos já obtiveram um lucro considerável com seus serviços: US$ 150 milhões em três anos, desde o seu lançamento.
Pelos cálculos de parte da indústria, uma música deve ser tocada em streaming em serviços como esse 100 vezes ou mais para gerar o mesmo lucro que o artista teria com a venda de um download.
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover