Excesso de fotos quadradas com a cor preta tira atenção de petições, informações e detalhes importantes sobre os protestos antirracistas
Redação Publicado em 02/06/2020, às 14h35
O movimento Black Out Tuesday criado pela indústria da música acontece nesta terça, 2, com o intuito de aumentar a conscientização e apoiar os protestos antirracistas que tomaram conta de diversas cidades dos Estados Unidos após a morte de George Floyd, homem negro morto por um policial branco.
Para promover a conscientização nas redes sociais, os fãs e artistas publicaram fotos de quadrados na cor preta acompanhadas das hashtags #TheShowMustBePaused ("O show deve parar", em tradução livre), #BlackLivesMatter ("Vidas Negras Importam", em tradução livre) e é claro #BlackOutTuesday.
Devido ao número esmagador de perfis que participam da campanha, o Instagram foi inundado com imagens de quadrados pretos marcados sob a hashtag #BlackLivesMatter. Logo, informações sobre protestos, captação de recursos, violência policial documentada e outras ferramentas importantes para o movimento foram perdidas em meio a tantas imagens repetidas de uma tela sem informação.
Veja:
Na tentativa de reverter este cenário, alguns artistas chamaram a atenção para esta questão no Twitter, compartilhando um vídeo que mostrava o quão inutilizável a hashtag #BlackLivesMatter se tornou para manifestantes e outras pessoas que procuram prestar assistência ao ativismo em andamento contra a brutalidade policial.
O escritor Anthony James Williams publicou na rede social: "Pare de postar quadrados pretos sob a hashtag #BlackLivesMatter no Instagram. É intencional e não intencionalmente ocultar informações críticas que estamos usando online. Diga-me como isso ajuda os negros. Não, e de fato torna as coisas muito piores. Diga a seus amigos e familiares para pararem."
A artista e participante do RuPaul's Drag Race Tatianna escreveu: "Colocar quadrados na cor preta no Instagram e marcar vidas negras com hashtag é algo que torna a hashtag inútil [sic]. Remova a hashtag para que as postagens reais do BLM possam ser vistas."
Assim, as celebridades pedem que ao publicar a imagem quadrada na cor preta é para não usar a #BlackLivesMatter e retirar a hashtag quem já publicou fotos com ela, porque tira o foco das petições, vídeos, notícias e informações sobre os protestos e movimentos antirracistas.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja