O evento, em sua terceira edição, acontece de 6 a 9 de junho e aposta na renovação de público
Antônio do Amaral Rocha Publicado em 16/04/2013, às 16h59 - Atualizado em 17/04/2013, às 13h11
Em uma coletiva realizada nesta terça, 16, foi divulgada a programação do BMW Jazz Festival. Com direção de Monique Gardenberg e curadoria do jornalista Zuza Homem de Mello, do músico Zé Nogueira e do produtor musical Pedro Albuquerque, a programação mescla nomes conhecidos a outros que são apostas do gênero.
O line-up do evento, que acontecerá também no Rio de Janeiro (de 8 a 10 de junho), nesta terceira edição, vem amparado por uma seleção de atrações que pretende fortalecer o gênero e vertentes derivadas. Para isso, a curadoria de Zuza Homem de Mello escolheu atrações que se pautam pela variedade de instrumentos-guia. Pat Metheny (guitarra), Esperanza Spalding (foto) & The Radio Music Society (contrabaixo e voz), Brad Mehldau Trio (piano), Joe Lovano & Dave Douglas (saxofone e trompete), grupo James Farm (formato de quarteto clássico: baixo, bateria, piano e sax), Egberto Gismonti e a Orquestra dos Corações Futuristas (orquestra) e Jonathan Blake Quintet (bateria).
Na apresentação, Monique Gardenberg declarou que o festival já conseguiu a maturidade e tem a missão de ensinar a ouvir música e depurar os ouvidos. Nas palavras de Zuza, em um festival do gênero, “diferente de show de um só artista, o público sempre presta atenção em todos os músicos que estão no palco, pois todos são exímios instrumentistas”.
Uma das atrações, considerada imperdível pela curadoria, será o pianista Brad Mehldau cuja marca tem sido arranjos não convencionais de canções de bandas de rock, como Beatles, Radiohead e Soundgarden, remodeladas para o universo do jazz.
Pat Metheney, bastante conhecido do público brasileiro, terá grande destaque na programação, pois foi reservada uma noite só para ele, enquanto que para os outros dias foram escalados três shows.
Outra aposta será a apresentação do quarteto de jazz acústico James Farm, formado em 2009, e integrado por Joshua Redman no saxofone, Aaron Parks no piano, Matt Penman no contrabaixo e Eric Harland na bateria. O nome do grupo tem origem sui generis: as iniciais dos componentes formam Jame que, acrescido do s, resultou em James. Farm [fazenda em inglês] traz a intenção de tornar a música mais orgânica e se caracteriza por uma abordagem vanguardista em que predominam a improvisação e temas com melodias marcantes.
Esperanza Spalding, a jovem contrabaixista, vocalista e compositora, também conhecida fora do seleto público de jazz, se apresentará com uma banda formada por 11 músicos e mostrará seu mais recente trabalho, Radio Music Society, lançado em 2012.
A única atração brasileira do festival será o multi-instrumentista Egberto Gismonti, que se apresentará com a Orquestra Corações Futuristas, criada em 2009 e formada por oito flautistas, quatro clarinetistas, um trompetista, um trombonista, três saxofonistas, um pianista, um baixista, um percussionista e um baterista.
BMW Jazz Festival – São Paulo
Quinta, 6 de junho, às 21h
Pat Metheny & Unity Band
Sexta, 7 de junho, às 21h
Egberto Gismonti e Orquestra Corações Futuristas
Esperanza Spalding & Radio Music Society
James Farm
Sábado, 8 de junho, às 21h
Brad Mehldau Trio
Johnathan Blake Quintet
Joe Lovano & Dave Douglas Quintet
HSBC Brasil - Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antonio – SP
Domingo, 9 de junho, a partir das 17 h, show gratuito no Parque do Ibirapuera
Atração a confirmar
Programação do BMW Jazz Festival – Rio de Janeiro
Sábado, 8 de junho, às 21h
Esperanza Spalding & Radio Music Society
James Farm
Domingo, 9 de junho, às 20h
Joe Lovano & Dave Douglas Sound Prints
Brad Mehldau Trio
Segunda, 10 de junho, às 21h
Pat Metheny & Unity Band
Vivo Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja