Ao longo da história, os presidentes norte-americanos concederam honras para grandes personalidades culturais
Redação Publicado em 27/04/2021, às 13h03
Da mesma forma que a família real britânica concede títulos da cavalaria para músicos de grande influência, o governo dos Estados Unidos reconhece ícones culturais com a Medalha da Liberdade, a maior honra civil no país.
Em 2012, Bob Dylan se encontrou com o então presidente dos EUA, Barack Obama, na Casa Branca para receber a honraria. "Não há um gigante maior na história da música americana," o político disse sobre o músico, que teve uma "influência considerável no movimento pelos direitos civis da década de 1960 e teve um impacto significativo na cultura americana nas últimas cinco décadas.”
+++ LEIA MAIS: Além de Paul McCartney: 5 músicos que possuem títulos da realeza britânica [LISTA]
O ícone do folk não foi o primeiro nem o último músico a ser reconhecido pelo governo norte-americano. Pensando nisso, listamos quatro outros artistas que receberam a honra. Confira:
Durante a década de 1980, Frank Sinatra recebeu a Medalha da Liberdade de Ronald Reagan, que, no mesmo ano, premiou mais 11 personalidades, entre elas, Madre Teresa e o ator James Stewart.
+++ LEIA MAIS: Hit de Michael Jackson era originalmente para Frank Sinatra; conheça
A vez de B.B. King chegou em meados dos anos 2000. George W. Bush entregou o título para o lendário músico de blues. "Foi dito que, quando John Lennon foi convidado a nomear sua grande ambição, ele disse, 'tocar guitarra como B.B. King'. Muitos músicos tiveram o mesmo objetivo, mas ninguém jamais foi capaz de igualar a habilidade ou copiar o som do Rei do Blues," disse Bush, segundo a Billboard.
Diana Ross foi reconhecida por Obama, que mantém o recorde de maior número de Medalhas da Liberdade entregues durante o mandato presidencial. Em 2016, a artista recebeu o prêmio com Robert DeNiro, Bruce Springsteen e Bill Gates.
O Rei do Rock, Elvis Presley, ganhou uma homenagem póstuma de Donald Trump, que concedeu a Medalha da Liberdade para o músico em 2018. De acordo com a BBC, na época, Trump descreveu Elvis como "um ícone norte-americano duradouro".
+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja