<b>5 - Bob Dylan</b> <br><br> Ele não poderia ficar de fora: Bob Dylan, autor de música e letra de "Things Have Changed", de <i>Garotos Incríveis</i>, foi premiado com o Oscar em 2001. - Chris Pizzello/AP

Bob Dylan não comparecerá à cerimônia do prêmio Nobel

Segundo a Academia Sueca, o músico norte-americano afirmou ter “outros compromissos”

Redação Publicado em 16/11/2016, às 15h35 - Atualizado às 18h19

Bob Dylan não irá à cerimônia de entrega do Nobel de Literatura. Segundo a Academia Sueca, o músico afirmou em uma carta “ter outros compromissos”. De acordo com uma nota publicada no site da instituição, Dylan declarou estar “extremamente honrado” com a indicação, embora não possa ir a Estocolmo receber o prêmio pessoalmente.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista de 1962, Bob Dylan, então com 20 anos, fala sobre começo da carreira

Minidocumentários contam a história das capas de discos de Bob Dylan

Bob Dylan faz cover de “Free Bird”, do Lynyrd Skynyrd, em show nos Estados Unidos

A Academia ressaltou no comunicado que o Nobel de Literatura ainda pertence ao cantor e compositor norte-americano: “É incomum que os indicados não compareçam à cerimônia, mas não é um fenômeno raro. Em um passado recente, diversos laureados não puderam vir a Estocolmo para receber o prêmio, entre eles Doris Lessing, Harold Pinter e Elfried Jelinek. Contudo, o prêmio pertence a eles, assim como no caso de Dylan.”

O anúncio de que Bob Dylan venceu o Prêmio Nobel 2016 em literatura foi realizado na quinta-feira, 13 de outubro. Em declaração, a Academia afirmou que o intérprete e compositor mereceu a homenagem por “ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical.” Ele é a primeira pessoa oriunda dos Estados Unidos a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura desde Toni Morrison em 1993. Outros laureados norte-americanos na literatura incluem William Faulkner, Ernest Hemingway e John Steinbeck.

A notícia foi dada pela secretária-geral da Academia, Sara Danius. De acordo com a rádio NPR, ela afirmou que Dylan é “um grande poeta na tradição da língua inglesa” durante uma entrevista após o anúncio. “Por 54 anos, ele esteve na ativa e se reinventando, constantemente criando uma nova identidade”, ela acrescentou.

O músico levou cerca de 20 dias para reconhecer publicamente a condecoração. A Academia chegou a declarar ter desistido de contatá-lo depois de uma série de tentativas. “Liguei e enviei e-mails para os colaboradores mais próximos e recebi respostas muito simpáticas. Por enquanto, julgo que é suficiente”, disse Sara em entrevista à rádio pública da Suécia.

Apesar de ter atualizado inesperadamente o site oficial dele informando ter vencido o prêmio na segunda-feira, 17 de outubro, a primeira resposta do cantor veio em uma entrevista ao jornal britânico The Telegraph. “É difícil acreditar”, disse à publicação. “Receber a notícia foi maravilhoso, incrível. Quem não sonha em algo como isso?”

Desde 1901, o Prêmio Nobel de Literatura foi entregue a 113 pessoas. No site do Nobel é especificado que o prêmio pode ser dado a quaisquer “escritos que, em virtude de sua forma e estilo, possuam valor literário”. Além de receberem o prêmio das mãos do rei da Suécia em uma cerimônia – que é realizada tradicionalmente em 10 de dezembro –, os laureados devem fazer um discurso.

O prêmio acompanha 8 milhões de coras suecas, cerca de US$ 900 mil. Para receber a quantia em dinheiro, o vencedor do Nobel de literatura deve fazer, dentro de seis meses, uma palestra sobre literatura ou então uma apresentação.

música Bob Dylan 2016 nobel academia sueca literatural john steinbeck toni morrison william faulkner swedish

Leia também

Dwayne Johnson está aberto a filmes 'mais profundos': 'Eu evoluí'


White Stripes desiste de processar Trump por uso de “Seven Nation Army”


Revelada causa da morte de Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden


Planeta Atlântida anuncia Anitta, Natiruts e Matuê em 2025; veja o line-up completo


White Stripes desiste de processo contra Trump por uso de 'Seven Nation Army'


Causa da morte do ex-vocalista do Iron Maiden Paul Di'Anno é revelada; veja