- Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Bolsonaro diz que Amazônia é maior que a Europa - e, bom, ele está bastante errado

O presidente ainda atribuiu a responsabilidade pelas queimadas na região aos povos indígenas: "É o índio que toca fogo, é a cultura dele"

Redação Publicado em 24/07/2020, às 11h52

Na última quinta, 23, Jair Bolsonaro afirmou que a Amazônia é "maior" que a Europa - e, bom, ele está bastante errado.

+++LEIA MAIS: Viola Davis se arrepende de ter estrelado em Histórias Cruzadas: 'Me traí'

Segundo os portais Uol e Estadão Conteúdo, além de minimizar as queimadas que ocorrem na Amazônia, dizendo que "não pega fogo", o Presidente do Brasil atribuiu a responsabilidade aos indígenas.

"Se vocês olharem bem, na região Amazônica não tem nada vermelho. A floresta não pega fogo", constatou Bolsonaro ao mostrar a foto de um satélite da NASA (assista abaixo). "Os focos de incêndio que existem, é o caboclo, é o índio que toca fogo, é a cultura dele. O tamanho da Amazônia é maior que a Europa toda, não tem como você fiscalizar." 

+++LEIA MAIS: Estreia Boca a Boca, série brasileira da Netflix dirigida por Esmir Filho: "Como ficam as relações físicas em um mundo cercado de telas?"

Segundo o IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística), a parte brasileira da floresta amazônica tem a área de aproximadamente 4,2 milhões de km², enquanto o continente europeu tem cerca de 10,2 milhões de km² — ou seja, mais que o dobro. 

"Podiam começar a reflorestar a Europa para dar exemplo para nós, e não querer reflorestar a Amazônia que já tem floresta aqui", acrescentou.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney responde ‘piadinha’ de Ryan Reynolds de modo perfeito

Bolsonaro também acredita que as notícias sobre os incêndios na Amazônia são mentirosas e uma "campanha maldosa contra o Brasil". Por último, ele espera que o Congresso aprove o projeto de lei da regularização fundiária, pois "isso nos ajuda a identificar quem porventura tocou fogo de forma criminosa na sua propriedade. Vai inibir a prática e acabar a pressão internacional, muitas vezes desproporcional e não verdadeira contra o Brasil."

 

 


+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE

notícias política bolsonaro europa Amazônia gafe

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja