- Jair Bolsonaro (foto: Andressa Anholete, Getty Images)

Bolsonaro: 'É uma mentira essa história de que a Amazônia arde em fogo'

O presidente da República também afirmou que o governo brasileiro é alvo de críticas injustas

Redação Publicado em 12/08/2020, às 07h48

Jair Bolsonaro afirmou que "é uma mentira essa história de que a Amazônia arde em fogo" durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia pela Amazônia, realizada virtualmente nesta terça-feira, 11, com todos os presidentes dos países amazônicos, segundo informações do Estadão reproduzidas pelo Uol.

Bolsonaro enfatizou que o desmatamento na parte brasileira da floresta teve uma queda de 28% no mês de julho, se comparado com o mesmo período de 2019. Além disso, ele disse que o governo se dedica para deter a desflorestação, mas, mesmo assim, é alvo de críticas. 

"Nosso empenho é grande, é enorme no combate aos focos de incêndio e ao desmatamento. Podem ver, em julho deste ano, levando-se em conta julho do ano passado, nós registramos uma diminuição de 28% de desmatamento ou queimadas na região. Mas, mesmo assim, ainda seguimos sendo criticados. Afinal, o Brasil é uma potência no agronegócio."

+++ LEIA MAIS: Anitta é entrevistada do jornal The Guardian e opina sobre Bolsonaro: 'Não aprovo'

Contudo, o presidente da República não citou que, no quadro geral, o desmatamento na Amazônia aumentou 34%, de acordo com estudos do Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

Bolsonaro também declarou que possui uma política de “tolerância zero” em relação aos crimes ambientais. "Nossa política é de tolerância zero, não somente para o crime comum, mas também para a questão ambiental”, disse o presidente. 

O político completou: “Combater os ilícitos é essencial para a preservação da nossa Amazônia, mas não é tudo, temos que estimular também na região o desenvolvimento sustentável”. 

+++ LEIA MAIS: Drauzio Varella critica Bolsonaro após 100 mil mortes: 'Negou o perigo'

Bolsonaro ainda falou que o governo brasileiro está combatendo a mentira sobre o desmatamento “com números verdadeiros”. Ele acredita que é necessário resistir para preservar a riqueza da floresta e insistir para mostrar que as críticas recebidas são injustas. 

"Nós sabemos o quanto somos criticados de maneira injusta por muitos países do mundo. Nós, com perseverança, com determinação e com verdade, devemos insistir. Essa região é muito rica, é praticamente o que sobrou do mundo no tocante à questão ambiental e riquezas naturais. Vamos resistir."


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

notícia brasil História presidente política bolsonaro fogo Amazônia declaração mentira

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições