O presidente Jair Bolsonaro entrou na lista da ONG Repórteres Sem Fronteiras, que classifica chefes de Estado "predadores" da liberdade de imprensa
Redação Publicado em 05/07/2021, às 12h47
Jair Bolsonaro (sem partido) entrou, pela primeira vez, na lista predadores da liberdade de imprensa’, desenvolvida pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Divulgada nesta segunda, 5, a edição contém 37 chefes de Estado que representam uma ameaça à liberdade de imprensa.
Conforme publicado pelo Correio Braziliense, cada “predador” (ou chefe de Estado) ganha um perfil no qual a ONG explica os motivos para ser incluído na lista. Para o texto de Bolsonaro, escreve-se que o presidente usa "insulto, humilhação e ameaças vulgares" como "modo de predação", e que dificulta o trabalho da imprensa desde o início do mandato.
A lista também menciona o uso de redes sociais para espalhar fake news e ataques à mídia: “Nas redes sociais, exércitos de apoiadores e robôs retransmitem e amplificam os ataques que visam desacreditar a imprensa, apresentada como inimiga do Estado.”
Ainda, o texto fala sobre o principal alvo desses ataques contra a imprensa: mulheres jornalistas, analistas políticos e profissionais da rede Globo: "Ataques sexistas e misóginos contra jornalistas mulheres também são um forte marcador do bolsonarismo."
Inclusive, o dia 21 de junho foi marcado por mais um ataque a uma jornalista. Bolsonaro mandou a repórter Laurene Santos calar a boca após ser questionado sobre não usar máscara. Confira o vídeo abaixo:
Sem equilíbrio psicológico, Bolsonaro sentiu a força das ruas, está acuado e desesperado. Ataca Globo, tira máscara, berra com repórter....Ele sabe que a #CPIdaCovid chegou no mandante e não terá volta! #JAILBolsonaro pic.twitter.com/KsihU55T0l
— Rogério Carvalho 🇧🇷🏴 (@SenadorRogerio) June 21, 2021
Na lista divulgada nesta segunda, 5, 17 novos chefes de Estado foram adicionados, totalizando 37 predadores. Entre os que fazem parte do documento estão o presidente sírio Bashar Al-Assad, o presidente da Rússia Vladimir Putin e o presidente de Cuba Miguel Diaz-Canel.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama repórter de ‘idiota’ na Bahia: ‘Não tem o que perguntar?’
A publicação explica que cada chefe de Estado tem uma maneira própria de atacar à imprensa: "Alguns fazem com que reine o terror, com ordens irracionais e paranoicas; outros estão implementando estratégias muito estruturadas com base em leis liberticidas. O desafio é fazer com que hoje esses predadores paguem o preço mais alto possível por essa repressão. Não deixemos que sua maneira de agir se torne 'o novo normal.'"
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer