Em meio a investigações sobre irregularidades na compra da Covaxin, o deputado Luis Miranda afirma que alertou Jair Bolsonaro sobre suspeitas
Redação Publicado em 23/06/2021, às 11h47
Nos últimos dias, o foco do MPF (Ministério Público Federal) e a CPI da Covid tem sido as irregularidades da compra da vacina indiana Covaxin. Em meio às investigações, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) afirmou à Folha que alertou Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as suspeitas em relação ao imunizante.
"No dia 20 de março fui pessoalmente, com o servidor da Saúde que é meu irmão, e levamos toda a documentação para ele," disse nesta quarta, 23. O parente é Luís Ricardo Fernandes Miranda, chefe da divisão de importação do Ministério da Saúde que relatou ter sofrido uma “pressão atípica” para assinar o contrato de importação das doses.
+++LEIA MAIS: Governo Bolsonaro admite quebra de cláusulas pela vacina indiana Covaxin
Miranda ainda afirmou que Bolsonaro prometeu acionar a Polícia Federal para investigar: "Para poder agir imediatamente, porque ele compreendeu que era grave, gravíssimo (...) Levei (o caso) para ele porque confio nele. Espero que ele tenha feito alguma coisa", disse o deputado. Contudo, não houve retorno do presidente ou da PF sobre uma possível investigação.
Segundo a fala de Luis Miranda à Folha, seu irmão era muito pressionado para a compra: "Não era só uma pressão que meu irmão recebia. Tinha indícios claros de corrupção," disse o deputado.
+++LEIA MAIS: Governo Bolsonaro negociou vacina indiana três vezes mais rápido que Pfizer; entenda
O G1 noticiou que a CPI da Covid investiga a fala do deputado. Segundo elementos reunidos pela Procuradoria da República no Distrito Federal, há indícios de possíveis irregularidades na compra da vacina chinesa, adquirida por um preço superior a todos os outros imunizantes adquiridos pelo Brasil: R$80,70 a dose.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer