- Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete, Getty Images)

Bolsonaro reclama de críticas da Europa contra o desmatamento: ‘É seita ambiental’

Reclamação aconteceu durante a live semanal de Jair Bolsonaro

Redação Publicado em 17/07/2020, às 08h57

Na última quinta, durante live transmitida no YouTube e Facebook, o presidente Jair Bolsonaro reclamou de críticas da Europa contra o desmatamento no Brasil e disse que o continente "é seita ambiental". Para o político, existe um interesse em começar uma suposta "briga comercial" para desestimular o agronegócio brasileiro.

"O Brasil é uma potência no agronegócio. A Europa é uma seita ambiental, não preservaram nada e atiram em cima de nós o tempo todo de forma injusta, é uma briga comercial. Há interesse em todo o Brasil, somos bombardeados 24 horas por dia", disse Bolsonaro. "Parte da mídia aproveita o momento para criticar o governo, como se anteriores estivesse uma maravilha a questão ambiental no Brasil".

+++LEIA MAIS: Viola Davis se arrepende de ter estrelado em Histórias Cruzadas: 'Me traí'

Além disso, o presidente seguiu com acusações à imprensa: "Somos o tempo todo acusados injustamente de maltratar o meio ambiente do Brasil. A imprensa lá fora criticando o Brasil, imprensa que fraudou números para criticar o governo, fica ameaçando o tempo todo". Ele adicionou que "90% desses focos de calor são em áreas desmatadas. Não é novo incêndio. E 5% são em terras indígenas, o índio que faz isso".

No entanto, Bolsonaro reconheceu que, em relação ao meio ambiente, "não é que estamos indo bem, tem coisas para fazer, mas não é esse trauma todo que fazem contra o Brasil". Ele então mudou de assunto e passou a mostrar atos de apoiadores do atual governo em fotos impressas.

+++LEIA MAIS: Paul McCartney responde ‘piadinha’ de Ryan Reynolds de modo perfeito

Na live, Jair Bolsonaro também lamentou a medida provisória 910 não ter sido votada no Congresso. Para ele, isso aconteceu porque "a esquerda ainda tem uma influência muito grande dentro do Parlamento". O presidente ainda citou partidos como PT, PDT, PCdoB, PSOL e Rede Sustentabilidade como principais agentes nesse acontecimento.

Vale lembrar que na última quinta, 16, o governo publicou no Diário Oficial da União um decreto que consiste em proibir queimadas no território brasileiro por 120 dias. O documento foi assinado por Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e pelo presidente.

+++LEIA MAIS: Estreia Boca a Boca, série brasileira da Netflix dirigida por Esmir Filho: "Como ficam as relações físicas em um mundo cercado de telas?"

Segundo o Uol, esse decreto foi firmado depois de empresários e investidores pressionarem o governo, por conta da atitude em relação ao combate do desmatamento da Amazônia. No início de julho, o governo liberou dados que mostravam o número de focos de incêndio na região, que aumentou 20% no mês passsado e foi o nível mais alto, em 13 anos, daquele mês.


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE 

notícia brasil presidente política pt bolsonaro jair bolsonaro pdt brasileiro YouTube país live Facebook psol ministro do meio ambiente ricardo salles queimadas PCdoB agronegócio Rede Sustentabilidade

Leia também

Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições


Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral