No domingo, 11, o senador Jorge Kajuru divulgou a gravação de um telefonema no qual Jair Bolsonaro pressiona por mudanças na investigação
Redação Publicado em 12/04/2021, às 14h40
Há alguns dias, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a atuação do governo na pandemia de Covid-19. Contudo, em telefonema com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Bolsonaro pediu a ampliação da apuração para governadores e prefeitos.
Segundo o Valor Econômico, no domingo, 11 de abril, Kajuru divulgou áudios do telefonema com Jair Bolsonaro no qual o presidente pede a ampliação das investigações: “O que tem que fazer para ser uma CPI que realmente seja útil para o Brasil? Mudar a amplitude dela. Bota governadores e prefeitos.”
+++LEIA MAIS: Com 10% da população imunizada, Bolsonaro promete acelerar vacinação no país
No telefonema, Bolsonaro explica que a ampliação evitaria um “relatório sacana” contra o Palácio do Planalto, pois, atualmente, a investigação estaria “completamente direcionada contra” ele. "Se não mudar o objetivo da CPI, ela vai vir só para cima de mim," diz o presidente na gravação.
Bolsonaro argumenta: “Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello [ex-ministro da Saúde], ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana. Tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada.”
O senador Jorge Kajuru concorda com o presidente no telefonema, e diz estar interessado em uma investigação que contemple governadores e prefeitos. Além disso, durante a conversa, Bolsonaro defende que o Senado analise os pedidos de impeachment contra ministros do STF.
De acordo com a Folha de São Paulo, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou no sábado, 10 de abril, um pedido de aditamento da CPI da Covid. O objetivo é ampliar a investigação para incluir agentes políticos e administrativos de estados e municípios na gestão de recursos federais.
Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados, usou as redes sociais para falar sobre a gravidade do telefonema entre Bolsonaro e Kajuru: "A conversa entre um senador e o Presidente da República articulando contra uma CPI e um ministro do STF é um fato gravíssimo". Ainda de acordo com o deputado federal, a "própria CPI poderá investigar o possível crime do presidente da República."
Segundo o UOL, outros políticos demonstraram preocupação com o telefonema, como o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que publicou nas redes sociais: "Conversa entre Bolsonaro e Kajuru é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente, que tenta intervir no Legislativo e intimidar o STF. O objeto da CPI da Covid não pode ser modificado. Bolsonaro está morrendo de medo e tenta sabotar as investigações."
Nesta segunda, 12, Bolsonaro reclamou do áudio divulgado pelo senador. Segundo o presidente (via Valor Econômico), o telefonema só poderia ser gravado com autorização: "Fui gravado em uma conversa telefônica. A que ponto chegamos no Brasil? Gravado! Não é vazar. É te gravar. A gravação é só com autorização judicial. Agora, gravar o presidente e divulgar... E outra, só para controle, falei mais coisas naquela conversa lá. Pode divulgar tudo da minha parte, tá?".
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja