Investigação da CPI da Covid tem documentos que provam as 11 propostas ignoradas pelo Ministério da Saúde - e número deve aumentar
Redação Publicado em 27/04/2021, às 14h01
Bolsonaro recusou 11 ofertas de fornecimento de vacinas contra a Covid-19. As propostas foram ignoradas pelo Ministério da Saúde, e já são do conhecimento de senadores que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Covid) para investigar a conduta do governo durante a pandemia. As informações são da coluna de Octavio Guedes no G1.
Documentos comprovam as 11 ofertas recusadas, contudo, estima-se que número aumente ao longo da investigação. A comissão iniciou nesta terça, 27, e irá, ao final, apontar em um relatório o número total de vezes que os imunizantes foram negados pelo governo federal.
Segundo a investigação, das 11 ofertas recusadas, seis eram da Coronavac. Em 30 de julho e 18 de agosto de 2020, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, assinou ofícios oferecendo a vacina. Após não haver respostas, um terceiro documento foi entregue pessoalmente ao ministro da Saúde, general Pazuello, em 7 de outubro.
Também não houve resposta do governo ao ofício. Depois disso, foram realizadas três conferências com integrantes do Ministério da Saúde nas quais o Instituto Butantan fez a oferta, mas também não teve resultado.
Em relação ao laboratório Pfizer, foram três as propostas ignoradas pelo Ministério da Saúde. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, autor do requerimento da CPI, o governo federal também recusou duas propostas para participar do consórcio da Covax Facility, coalizão de mais de 150 países liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer