Alberto Fernández, presidente da Argentina afirmou na quarta, 9, que brasileiros vieram “da selva”, mexicanos vieram dos “indígenas” e argentinos chegaram em barcos “da Europa”
Redação Publicado em 10/06/2021, às 15h37
Jair Bolsonaro (sem partido) respondeu nesta quinta, 10, a fala preconceituosa do presidente da Argentina Alberto Fernández. Em conversa com apoiadores, o chefe do Executivo brasileiro ironizou: “Para ele não tem vacina”.
Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, na quarta, 9, o presidente da Argentina afirmou que os brasileiros “saíram da selva” enquanto argentinos vieram de Barco da Europa: "Os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros da selva, e nós, chegamos em barcos. Eram barcos que vinham da Europa. O meu [sobrenome] Fernández é uma prova disso", disse Alberto Fernández.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama de 'idiota' quem cumpre isolamento social: 'Até hoje ficam em casa'
Durante conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro respondeu ao comentário, rindo, e comparou o presidente argentino Alberto Fernández a Nicolás Maduro, líder venezuelano:
“O presidente da Argentina falou que eles vieram da Europa, de barco, e que nós viemos da selva, né? Eu lembro que logo quando o (ex-presidente da Venezuela Hugo) Chávez morreu, assumiu o (Nicolás) Maduro. Ele falava que conversava com os passarinhos que estavam encarnados na figura do Chávez. Acho que o Maduro e o Fernández, para eles não têm vacina, tá ok?”, comentou Bolsonaro.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre vacina contra Covid-19: ‘O tempo todo o pessoal enchendo’
Segundo o Correio Braziliense, Bolsonaro ainda argumentou que não há problemas entre Brasil e Argentina. O presidente afirmou que a única rivalidade entre os dois países é “no futebol”:
“Essa frase do presidente da Argentina, que nós viemos da selva. Troquei mensagem por “zap” hoje com o ex-presidente Macri, da Argentina. Não tem nenhum problema entre nós e o povo argentino. Rivalidade com a Argentina, só no futebol”, comentou o presidente brasileiro.
+++LEIA MAIS: Lula rebate Bolsonaro: 'Acha que eu tenho medo dele?'
O momento no qual Bolsonaro responde à declaração está no vídeo abaixo, publicado por canal bolsonarista no YouTube; confira:
+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja