- Coleção de bonecas pretas da Mattel

Bonecas pretas contemplam apenas 6% dos modelos no mercado, diz levantamento

Pesquisa Cadê Nossa Boneca foi realizada em agosto de 2020 e revelou que o número de bonecas pretas caiu

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 28/10/2020, às 20h41

O mercado de bonecas ainda não entendeu - ou simplesmente ignorou - o poder e necessidade da representatividade preta. Segundo o levantamento Cadê Nossa Boneca, da organização Avante – Educação e Mobilização Social, as bonecas negras representam apenas 6% do total de modelos fabricados no Brasil.

+++LEIA MAIS: Chadwick Boseman rejeitou papel em filme sobre escravidão: ‘Não quero perpetuar estereótipos’

A Avante fez o levantamento em agosto de 2020, considerando sites de comércio virtual de 14 dos 22 fabricantes de brinquedos ligados à Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) - isso porque os outros 8 sites não estavam funcionando plenamente.

De acordo com a pesquisa, dos 1093 modelos de bonecas dos 14 sites, apenas 70 eram pretas. Além disso, seis empresas pesquisadas não indicavam a fabricação desse produto. O estudo também revelou que, considerando os modelos das lojas online, 9% das bonecas são pretas.

Apesar da força de movimentos em luta por representatividade negra, o estudo indicou que a porcentagem de modelos disponíveis no mercado diminuiu. Em 2018, a fabricação de bonecas pretas representava 8% do total - número que agora é de 6%.

+++LEIA MAIS: Os estereótipos nos filmes de Hollywood e por que eles distorcem a visão real do mundo [ANÁLISE]

O resultado do levantamento está muito longe da porcentagem da população negra brasileira, que no Brasil representa  56,1% do total, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A importância da representatividade

Esses números indicam a pouca representatividade negra desde cedo, o que influencia negativamente o imaginário, a autoestima e o entendimento de beleza das crianças negras. Isso foi explicado por Ana Marcílio, psicóloga social e uma das idealizadoras da campanha Cadê Nossa Boneca, em matéria do site Bem Paraná:

“O impacto da boneca é esse. Da boneca preta também é esse. Imagina ter rastas, blacks, uma diversidade de cortes e penteados afro descendentes e africanos, diversos tipos de tranças, ter tudo isso em uma vitrine, uma vitrine toda diversificada. A criança vai querer ter aquele cabelo, vai achar aquele cabelo bonito”, disse Marcílio.

+++LEIA MAIS: Como violência policial e racismo são normatizados pela produção audiovisual brasileira [ANÁLISE]

Além disso, a escassez de bonecas negras no mercado reforça o preconceito e racismo, uma vez que o padrão “loiro, branco e olhos claros” é, muitas vezes, tido como regra. 

Um exemplo disso é a famosa linha de bonecas Barbie. A primeira Barbie estreou em 1959, e era branca. Apenas 20 anos depois, em 1980 foi lançado oficialmente o primeiro modelo negro. Contudo, até 2020, a linha não contava com uma coleção de bonecas somente negras.

Atualmente, a representatividade de bonecas Barbie, da Mattel, aumentou. Contudo, os números ainda são muito diferentes quando comparamos todos os fabricantes de bonecas brancas e negras - como apresentou o levantamento Cadê Nossa Boneca.

+++LEIA MAIS: Emicida dá aula sobre racismo, machismo e violência no Faustão: ‘Muitas mulheres estão trancadas em casa com os agressores’

Outro ponto de importante discussão é o acesso a essas bonecas pretas, que, segundo entrevista de Ana Marcílio para o site da IstoéDinheiro, são mais caras que as brancas, dificultando o acesso da população de renda mais baixa:

"Bonecos de bebês, geralmente, têm o mesmo valor. Mas, quando são bonecas com corpo de mulher, há um diferencial: as bonecas pretas são, em regra, itens de colecionador", explicou.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ BK' | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia brasil boneca negra porcentagem levantamento 6% preta

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja