Caso Lee sun-kyun

Bong Joon-ho lidera protesto contra polícia e mídia sul-coreanas após morte de ator de Parasita

Lee Sun-kyun foi encontrado em um carro estacionado, com uma nota de suicídio

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)

Publicado em 12/01/2024, às 13h24
COMPARTILHE
- Bong Joon-ho (Foto: Chung Sung-Jun/Getty Images)

A morte do ator de Parasita (2019), Lee Sun-kyun, por suicídio, continua causando revolta entre a classe artística sul-coreana. Dessa vez, o diretor do longa-metragem, Bong Joon-ho, veio a público para comentar o caso em uma entrevista coletiva. 

O ator esteve no centro de uma investigação por suposto uso recreativo de drogas. Em meio a isso, a mídia e as redes sociais fizeram diversas especulações sobre Lee. O que levou o ator a tirar sua própria vida. Após o desaparecimento do artista ser notificado por seu agente, o corpo dele foi encontrado em um carro, com uma nota de suicídio.

+++LEIA MAIS: Artistas sul-coreanos pedem investigação sobre suicídio de Lee Sun-Kyun

A partir da fatalidade, a classe artística da Coreia do Sul se uniu em solidariedade ao falecido colega e tem pedido explicações à polícia e à mídia. Bong sugeriu que uma investigação sobre os métodos utilizados pelos policiais nos interrogatórios. Além de criticar a cobertura sensacionalista feita pela imprensa, A emissora pública KBS foi alvo das críticas do cineasta.

“São necessárias melhorias legislativas claras para garantir que os princípios e exceções não sejam invertidos entre os direitos humanos dos suspeitos e o direito do público de saber, e que as autoridades investigativas não interpretem e apliquem arbitrariamente a intenção da lei.” disse.

+++LEIA MAIS: Parasita: momento icônico e assustador foi inspirado em evento real da vida do diretor do filme

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Está lidando ou conhece alguém que esteja lidando com tentativas de suicídio? O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua na prevenção do suicídio e no apoio emocional, voluntário e gratuito a todas as pessoas que queiram ou precisem conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.

TAGS: investigação, Bong Joon-Ho, Parasita, Lee Sun-kyun