Bootsy Collins - AP

Bootsy Collins celebra o funk em São Paulo

Lendário baixista deu início a série de três shows nesta sexta, 25

Paulo Cavalcanti Publicado em 26/01/2013, às 19h17 - Atualizado às 19h29

Bootsy Collins, baixista de 61 anos que ficou famoso no começo da década de 70 tocando no The J.B.'s, de James Brown, e no coletivo P-Funk, de George Clinton (que englobava Parliament/ Funkadelic e a Rubber Band, do próprio Collins), se apresentou na sexta-feira, 25, em São Paulo, na Choperia do Sesc Pompeia, para casa lotada.

A apresentação começou às 19h20, com cerca de 20 minutos de atraso. O músico segue à risca a filosofia do P-Funk. O show foi solto, em forma de celebração, dançante, sexy e ofereceu uma chance para todos os membros da banda mostrarem o seu talento. Para o início foi escolhida uma longa introdução (“Ahh...The Name Is Bootsy Baby”), na qual a sensacional Funk Unity Band conclamou aos presentes a cair no funk e seguir a filosofia de Collins.

O astro então entrou com seu baixo em formato de estrela, o lendário “space bass”. Collins não é exatamente um cantor – suas interjeições em voz grave servem mais para orientar e situar os outros vocalistas, duas garotas e um cantor. E Collins não permanecia o tempo inteiro no palco. Vez ou outra desaparecia para trocar de figurino. Ele entrou vestido de vermelho cintilante, com seus indefectíveis cartola e óculos em formato de estrela. Depois trocou por um traje púrpura berrante. Mais tarde, apareceu com uma roupa na qual estava estampado o fantasma Gasparzinho.

Enquanto o funk comia solto, Collins mostrava sua técnica fenomenal, mostrando porque ele é chamado de “Jimi Hendrix do baixo”. Mas o show felizmente não foi apenas uma demonstração de virtuosismo de Collins. Em um momento, ele dispensou o instrumento, dançou de forma desajeitada, fez várias poses e pregou sua devoção ao funk.

Mais para o fim do show, Collins desceu para o meio da plateia para interagir com o público. O repertório teve material solo do artista e clássicos do Parliament/Funkadelic como “Mothership Connection”, “One Nation Under a Groove”, “Dr Funkenstein”, “Get off Your Ass and Jam”, “Take Your Dead ass home” e “P Funk Party Chant”.

Collins retorna ao palco do Sesc neste sábado, às 21h30, e domingo, às 19h. Mas os ingressos para as duas apresentações já estão esgotados.

bootsy collins

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer