- Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Brasil cai de posição em ranking de liberdade de imprensa e chega à zona vermelha

Levantamento da ONG Repórteres sem Fronteiras indica que o Brasil caiu seis posições nos últimos dois anos de governo Bolsonaro

Redação Publicado em 20/04/2021, às 14h02

O Brasil caiu quatro posições e ocupa o 111º lugar no ranking de Liberdade de Imprensa da ONG Repórteres sem Fronteiras. O levantamento foi divulgado nesta terça,20, e aponta que o país entrou na zona vermelha da lista - um reflexo da difícil realidade dos jornalistas em território nacional. As informações são do G1.

Para classificar o nível de liberdade de imprensa em cada país, o ranking é dividido em cores: branca (muito boa), amarela (boa), laranja (problemática), vermelha (difícil) e preta (muito grave). Segundo o levantamento, desde que Jair Bolsonaro (sem partido) assumiu a presidência do Brasil, a situação dos jornalistas piorou no território nacional.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro manda imprensa 'enfiar no rabo' os R$ 15 milhões de leite condensado

Em dois anos, o Brasil perdeu seis posições no ranking. Conforme o texto o levantamento publicado nesta terça, 20 (via G1): “Insultos, estigmatização e orquestração de humilhações públicas de jornalistas se tornaram a marca registrada do presidente, sua família e sua entourage.”

Ainda, o ranking afirma que a pandemia de Covid-19 piorou a situação dos jornalistas, tornando os ataques do presidente Bolsonaro ainda mais intensos e aumentando a disseminação de fake news. O gabinete da presidência ainda não se manifestou.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro ataca imprensa e humilha filho Eduardo em entrevista: 'Você teve um voto'

Pelo 5º ano seguido, o primeiro lugar do levantamento é ocupado pela Noruega, seguida pela Finlândia, Suécia, Dinamarca e Costa Rica. Próximos à posição do Brasil estão Guiné (109º), Bolívia (110º), Bulgária (112º) e Indonésia (113º). 


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia brasil ranking jair bolsonaro Liberdade sem jornalista Ataque cai ong imprensa repórteres posição zona vermelha fronteiras

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer