Rihanna - AP

Brasil é o quinto país em ranking de downloads ilegais de música

O álbum Talk That Talk, de Rihanna, foi o mais baixado no mundo

Redação Publicado em 18/09/2012, às 11h49 - Atualizado às 13h17

Uma nova pesquisa divulgada pelo site Musicmetric, especialista em análise de fluxo de downloads na internet, revelou que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países que mais baixam músicas ilegalmente. À frente dele estão Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Canadá. Os dados são referentes aos seis primeiros meses deste ano.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

No Brasil, foram quase 20 milhões de downloads, enquanto o líder da lista soma quase 100 milhões. Mas a entidade responsável pelo levantamento dos dados alerta que os números se restringem a downloads por torrent.

A pesquisa revelou ainda quem são os artistas preferidos dos internautas, e a campeã foi Rihanna, que teve seu último álbum, Talk That Talk, baixado quase 1,25 milhão de vezes. No Brasil, o mais popular foi o DJ norte-americano Billy Van, que embora não seja tão conhecido conseguiu o posto ao firmar acordo com programas de torrent para distribuir desta forma sua música gratuitamente.

Outros dados interessantes ainda foram revelados. O número total de downloads no mundo inteiro foi de 405 milhões, que distribuíram cerca de 705 mil artistas diferentes. Dos arquivos baixados, aproximadamente 78% foram álbuns inteiros, enquanto 22% foram músicas únicas.

Rihanna Download torrent

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja