- Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Brasil está entre os países que mais se afastaram da democracia em 2020

Segundo relatório, entre 202 países analisados, a democracia no Brasil teve a 4ª maior queda

Redação Publicado em 13/04/2021, às 15h32

Em março de 2021, o relatório Variações da Democracia (V-Dem) foi publicado com análises de 202 países. O documento foi realizado por instituto ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e indica que o Brasil foi a 4ª nação a mais se afastar da democracia em 2020. As informações são da BBC.

O relatório estabelece uma escala, sendo 0 um regime ditatorial e 1, a democracia plena. Em 2020, o Brasil registrou pontuação de 0,51 - uma grande diminuição comparada à medição de 2010, que indicou 0,79.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro reclama de investigações sobre governo na pandemia: 'Completamente direcionada contra mim'

A queda de 0,28, que representa o afastamento do país da democracia, foi a 4ª maior do índice. Segundo a BBC, o Brasil só não superou Polônia, Hungria e Turquia - e os dois últimos se tornaram oficialmente autocracias, na classificação do V-Dem.

Em entrevista à BBC News, o cientista político Staffan Lindberg explicou sobre o índice do Brasil: "Quase todos os indicadores que usamos mostram uma drástica queda do Brasil a partir de 2015. O único ponto em que o país não perdeu de lá pra cá foi em liberdade de associação."

+++LEIA MAIS: Manifestantes são presos por chamar Bolsonaro de genocida

Os números são formulados a partir da contribuição de 3,5 mil pesquisadores e analistas. Para obter o resultado de cada país, são agregados estatisticamente 450 indicadores que medem diversos fatores: da liberdade de expressão e de imprensa à repressão.

Segundo o índice, em 2020, 48% da população mundial vivia em regimes considerados não democráticos. Em 2020, a porcentagem subiu para 68%. A Índia, por exemplo, deixou de ser considerada democracia para se transformar em autocracia com eleições, de acordo com o V-Dem. 

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'

Staffan Lindberg também falou à BBC sobre a situação brasileira: "Estamos muito preocupados porque percebemos que Bolsonaro tem dado claros sinais que condizem com os padrões de comportamento de outros líderes autocráticos que vimos atuar antes, como Viktor Orban [primeiro-ministro da Hungria]. São movimentos preocupantes para a sobrevivência da democracia brasileira."


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia brasil presidente bolsonaro relatório democracia jair 4} país índice diminuiu afastou

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições