Gil, Chico e mais quarenta artistas concorrem ao prêmio da música latino-americana
Da redação Publicado em 10/09/2008, às 18h16 - Atualizado às 18h23
A organização do Grammy Latino divulgou nesta quarta-feira, 10, os indicados de suas 49 categorias. Muitos brasileiros concorrem. São mais de quarenta ao todo.
Os destaques ficam para Gilberto Gil, que concorre a Melhor álbum de compositor, juntamente com Djavan e outros três músicos, e a Nação Zumbi, que disputa o prêmio de Melhor projeto gráfico de um álbum.
Na categoria de Artista latino revelação, Diogo Nogueira e Roberta Sá concorrem com Kany García, Mónica Giraldo e Ximena Sariñana. A cantora Maria Bethânia disputa a categoria de Melhor engenharia de som em um álbum, além de Melhor álbum de MPB.
Todos os outros brasileiros disputam categorias que abrangem apenas músicas de nosso país, como é o caso de Chico Buarque e Caetano Veloso, que brigam com Bethânia em Melhor álbum de MPB e os sertanejos Leonardo, Daniel e Roberta Miranda, que concorrem como Melhor álbum de música romântica.
O disco Inclassificáveis, de Ney Matogrosso, é um dos favoritos na categoria Melhor álbum pop brasileiro, que ainda tem Arnaldo Antunes, com Ao Vivo no Estúdio, Danni Carlos, com Música Nova, Vanessa da Mata, com Sim e Rosa Passos, com Romance, na disputa.
A Nação Zumbi ainda concorre em uma outra categoria, Melhor álbum brasileiro de rock, junto com Pitty, Charlie Brown Jr., CPM 22 e Detonautas. Na disputa por Melhor álbum de samba, a disputa fica entre Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Luiz Melodia, Maria Rita e Arlindo Cruz.
Para conferir a lista completa dos indicados nas quarenta e nove categorias do Grammy Latino, clique aqui. A premiação acontece em na cidade norte-americana Houston, em 13 de novembro.
Colleen Hoover expressa apoio a Blake Lively em meio a processo contra Justin Baldoni
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções