- Caetano Veloso na entrevista com o The Guardian (foto: reprodução)

Caetano Veloso é destaque de jornal inglês com críticas a Bolsonaro: "Confuso e incompetente"

O The Guardian relembra o exílio de Caetano em Londres durante a ditadura militar para expor os medos do músico sobre o governo atual

Redação Publicado em 29/07/2020, às 08h04

Caetano Veloso concedeu uma entrevista exclusiva e extensa ao jornal inglês The Guardian, na qual traçou paralelos entre os anos que testemunhou a ditadura com a crise política recente no Brasil durante o governo do presidente Jair Bolsonaro.

"É melhor pegar sua escova de dentes", é o que Veloso lembra de ter ouvido dos agentes da ditadura, antes de ser detido por seis meses e depois exilado na capital britânica, Londres. Os mesmos militares que baniram o músico e diversos intelectuais durante as duas décadas do regime são figuras reverenciadas por Bolsonaro, aponta o Guardian.

+++LEIA MAIS: Negro Leo, o lacrador do fim do mundo

Porém, Caetano conta que não é mais dos bairros de Chelsea e Golders Green que ele vê a escalada antidemocrática no Brasil e sim 'na fileira da frente' do apartamento dele de frente para o mar, no Rio de Janeiro. “Um pesadelo absoluto. É apenas loucura”, disse o músico sobre os “fanáticos” de direita exigindo o retorno do domínio militar, com Bolsonaro no comando.

“Ter um governo militar é horrível e Bolsonaro é tão confuso, tão incompetente. O governo dele não fez nada”, disse Veloso na entrevista. "O que o executivo brasileiro fez no período desde que ele foi presidente? Nada... Não houve governo - apenas uma raquete de insanidades.”

+++LEIA MAIS: Caetano Veloso sincerão reclama de presente de Preta Gil: ‘Horrível’

Caetano ainda relembrou o motivo do exílio, que foi causado por um fenômeno mais comum do que nunca: as Fake News. Um boato infundado de que o músico 'desecrou' uma bandeira do Brasil e xingou o hino nacional durante um show com Os Mutantes bastou para detê-lo e mandá-lo embora do país.

Por fim, o músico afirmou que figuras como Jair Bolsonaro são sintomáticas ao país. "Você não pode dizer que Bolsonaro não é o Brasil", acrescentou. "Ele é muito parecido com muitos brasileiros que eu conheço. Ele é muito parecido com o brasileiro médio - na verdade, a capacidade dele e do bando dele de permanecer no poder depende de enfatizar essa identificação com o brasileiro 'normal'."


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

música entrevista notícias bolsonaro Caetano Veloso Jornal inglês confuso The Guardian Incompetente

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer