- Kurt Cobain (Foto: AP Images)

Canção mais dura de Nevermind é sobre Kurt Cobain, diz ex-produtor da banda

"Something In The Way" deu bastante trabalho para ser gravada

Redação Publicado em 11/01/2021, às 11h03

Nevermind, lançado em 24 de setembro de 1991, é considerado um dos melhores e mais icônicos discos do Nirvana. No entanto, a gravação do disco não foi fácil. O produtor do álbum, Butch Vig, disse em entrevista ao NME que a gravação da faixa "Something In The Way" foi a mais complicada de todo trabalho.

"Essa foi a música mais difícil de fazer em Nevermind. As outras músicas que gravamos bem rápido - uma vez que estávamos preparados, tínhamos os sons e tudo, eles acertaram tudo em uma ou duas, três tomadas no máximo", relembrou o produtor. "Então voltamos e pedi a Kurt [Cobain] para fazer overdubbing de alguns guitarras ou guitarras duplas ou duplicar alguns vocais, coisas assim".

+++LEIA MAIS: Guitarrista do Iced Earth é visto em invasão ao Capitólio e está sendo procurado pelo FBI

Ele continuou: "Tentamos fazer 'Something In The Way' no estúdio e simplesmente não funcionou, a bateria estava muito espaçosa e alta. Kurt tentou uma guitarra elétrica, ele não conseguia tocá-la no acústico [no Sound City Studios em Van Nuys, Califórnia] porque a sala estava muito barulhenta".

Como a gravação não funcionava, Cobain ficou frustrado e começou a tocar no sofá da sala de controle - e começou a fluir. Então, Vig tirou "todo mundo para fora da sala, coloquei um microfone, desliguei os ventiladores e o telefone e nós o gravamos ali mesmo, e construímos a música a partir disso".

"Nós mudamos do grande estúdio para o pequeno e eu tive que voltar e fazer overdub com Krist [Novoselic] e Dave [Grohl], e isso foi difícil porque eles estavam acostumados a tocar juntos e agora eles tinham que tocar nessa realidade acústica suave [faixa]", explicou. "Nós deixamos Dave muito louco porque ele começava a tocar e imediatamente começava a ficar mais alto, eu dizia: 'Você tem que ir com calma!'".

+++LEIA MAIS: O dia em que Elvis Presley se declarou para Ann-Margret enquanto era casado com Priscilla

Depois de começar a gravar, Kurt Cobain precisou de "cinco ou seis tomadas" para conseguir uma versão "que tinha uma dinâmica muito boa". Segundo Butch Vig, "você não pode ficar mais forte do que essa [música]. Kurt está escrevendo muito sobre si mesmo. Ele poderia ser o cara debaixo da ponte [na letra]".

"A banda estava em ótima forma [fazendo Nevermind], eles estavam animados por estar lá e eles treinaram muito, eles estavam prontos para isso", afirmou. Vig então revelou não saber na época que o grupo "praticava todos os dias por quatro ou cinco meses, seis meses".

"Eles tinham acabado de obter um cartão de crédito e estavam hospedados em um condomínio com piscina, eles poderiam dirigir até Malibu e caminhar na praia a noite toda. Foi uma época inebriante para eles e eles estavam tocando muito bem, estavam todos animados e foi um ótimo álbum. Fizemos isso em 16 dias, muito rápido", finalizou.


+++ CYNTHIA LUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

entretenimento música notícia mais canção gravação Kurt Cobain dave grohl estúdio Krist Novoselic Nirvana Nevermind difícil something in the way complicada dura Butch Vig

Leia também

Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições


Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral