Nebraska - Divulgação

Cannes 2013: veja premiados das mostras paralelas e as apostas para a Palma de Ouro

O curta-metragem brasileiro o curta brasileiro Pouco Mais de um Mês, do mineiro André Novais de Oliveira, foi premiado com uma menção honrosa

Maria Fernanda Menezes, de Cannes Publicado em 25/05/2013, às 14h35 - Atualizado às 14h39

Encerradas as sessões da competição oficial em Cannes, o balanço final é de um nível da competição bastante elevado em relação a 2012, quando o grande vencedor foi Amor, de Michael Haneke.

Com o curta brasileiro Pouco Mais de um Mês, do diretor mineiro André Novais de Oliveira, premiado com uma menção honrosa na Quinzena dos Realizadores, o Brasil sai mais uma vez com prestigio por seu cinema autoral, mesmo pouco representado. O vencedor da Quinzena foi Gambozinos, produção do diretor português João Nicolau.

A Semana da Crítica também premiou seu escolhidos, através do júri presidido pelo cineasta português Miguel Gomes e que teve como membro o jornalista brasileiro Thiago Stivaletti. Veja os premiados na lista posicionada no fim da página.

Pela cotação dos especialistas em Cannes, a maior pontuação do júri da Screen Magazine, formado por jornalistas de todo o mundo, ficou com Blue is The Warmest Colour, do diretor Abdellatif Kechiche, que conta a historia de amor entre duas meninas, vividas por Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos. Elas protagonizaram a cena de sexo entre mulheres mais longa e explicita já vista em Cannes.

Em seguida, duas unanimidades que devem disputar a tapa prêmios importantes do festival: Inside Llewyn Davis, dos Irmãos Coen, e Nebraska, de Alexander Payne (foto acima).

Correm por fora os longas de Paolo Sorrentino (La Grande Bellezza) e Asghar Farhadi (The Past). As duas produções devem ser levados em consideração tanto para receberem a Palma de Ouro, como pelo Grande Prêmio do Júri, quase tão relevante quanto o prêmio principal.

Amanhã, Steven Spielberg desvenda o mistério e anuncia os vencedores da 66ª edição do Festival de Cannes, durante a cerimonia de encerramento apresentada pela atriz Audrey Tautou.

Premiados da Semana da Crítica, em Cannes 2013:

Grande Prêmio:

Salvo, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza

Menção Especial:

Los Dueños, de Ezequiel Radusky e Agustin Toscano

Prêmio Revelação France 4:

Salvo, de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza

Prêmio SACD:

Le Démantèlement, de Sébastien Pilote

Prêmio Canal+ (curta-metragem):

Pleasure, de Ninja Thyberg

Prêmio Descoberta (curta-metragem):

Come and Play, de Daria Belova

festival cinema favoritos nebraska cannes Blue is the Warmest Colour

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer