- Khadja Nin, Lea Seydoux, Cate Blanchett, Ava DuVernay e Kristen Stewart no Cannes 2018 (Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images)

Cannes 2020 apostará mais em diretoras mulheres

O evento físico foi cancelado, mas o festival ainda destinará aprovação de Cannes a algumas produções

Redação Publicado em 02/06/2020, às 19h11

Apesar do cancelamento do evento físico do Festival de Cannes de 2020 devido à pandemia de coronavírus, 56 filmes receberão a aprovação festival de cinema - e segundo o diretor artístico Thierry Fremaux, as mulheres ganharão destaque. As informações são do Uol.

+++LEIA MAIS: Cannes cede espaço para pessoas em situação de rua se protegerem do coronavírus

Em entrevista à Variety, Fremaux revelou que a seleção de produções de 2020 terá mais diretores estreantes - comandando 15 (26,7%) dos longas escolhidos - além de um maior número de diretoras mulheres. As cineastas se fazem presentes em 16 filmes escolhidos, 28,5% do total, e um aumento de dois títulos em relação ao ano de 2019.

Apesar de ainda serem minorias, o diretor artístico revelou que há um avanço: "A presença de mulheres cineastas é uma evolução que estamos observando nos últimos anos. Isso demonstra, em número e valor, a contribuição artística e humana que as mulheres fizeram ao cinema contemporâneo”.

+++LEIA MAIS: 8 diretoras que fizeram história no cinema brasileiro: de Petra Costa com Democracia em Vertigem a Renata Pinheiro com De Pernas pro Ar

Além disso, segundo Fremaux, a seleção de filmes está “linda”: “É um grupo lindo que diz muito claramente que o cinema, que desapareceu das salas por três meses em 2020, pela primeira vez desde que os irmãos Lumière o inventaram em 1895, está mais vivo do que nunca.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE

noticia filmes festival cinema mulheres grupo seleção diretoras cannes

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja