É a segunda vez que o cardigã usado pelo icônico artista será leiloado
DANIEL KREPS / Rolling Stone EUA Publicado em 10/10/2019, às 14h35
Pela segunda vez em quatro anos, o icônico cardigã verde usado por Kurt Cobain durante a performance MTV Unplugged do Nirvana irá para leilão. E, antes que você pergunte, ele nunca foi lavado.
+++ LEIA MAIS: MTV Unplugged do Nirvana será relançado em vinil em comemoração aos 25 anos do disco
"É muito importante não lavá-lo", disse Darren Julien, do Julien's Auctions, à Rolling Stone EUA. “As manchas ainda estão lá. Há até queimaduras de cigarro que você pode ver no suéter."
O atual proprietário, um empresário que prefere manter o anônimato, manteve a peça armazenada em um cofre.
Em novembro de 2015, o casaco de Cobain foi vendido por US $ 137.500 em um dos leilões de Julien, excedendo a estimativa de US $ 60.000 antes do evento acontecer.
O suéter retornará para venda mais uma vez no dia 25 de outubro com um lance mínimo pré- definido de US $ 200.000. Segundo Julien, esse lance mínimo já foi correspondido, e o cardigan de Cobain deve receber lances de mais de US $ 300.000.
"As recordações do rock and roll se tornaram um investimento", disse Julien.
"Não é apenas o mercado de colecionadores - é o mercado de investidores. A pessoa que comprou o suéter em 2015 comprou como um investimento. Agora, como estamos obtendo preços recordes com Kurt Cobain, as pessoas estão começando a vendê-lo. Prevemos que ele será vendido por mais que o dobro."
Como no leilão de 2015, o casaco vem com uma carta de proveniência manuscrita de Jackie Farry, babá de Frances Bean Cobain e amiga íntima de Courtney Love, que presenteou Farry com o suéter após a morte de Cobain em abril de 1994.
Não se sabe quem comprou o cardigã anonimamente em leilão em 2015, mas Julien admitiu que era um empresário fã de Cobain.
"Ele disse que era um investimento e que voltaria no momento certo", conta Julien.
O leilão de Julien Live também apresentará uma das guitarras customizadas que Cobain usou durante a turnê In Utero do Nirvana, acompanhada de uma carta de Courtney Love, que pontua o instrumento como um dos favoritos de Cobain.
A estimativa pré-leilão varia de US $ 300.000 a US $ 500.000.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja