Segundo acusações, voz do chatbot Sky tem bastante semelhança com atuação de Scarlett Johansson no filme Ela (2013), de Spike Jonze
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 21/05/2024, às 12h51
Empresa responsável pela criação do ChatGPT, OpenAI anunciou a retirada de Sky, voz de Inteligência Artificial (IA), após Scarlett Johansson entrar com ação legal contra a tecnologia.
Vale lembrar como Sky, chatbot que lia respostas para os usuários do ChatGPT, foi acusada de ter semelhanças com a atuação de voz da atriz em Ela (2013), filme dirigido por Spike Jonze e também estrelado por Joaquin Phoenix.
+++LEIA MAIS: O dia em que Scarlett Johansson 'quase chorou' após vaias a Sob a Pele
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a artista explicou como uma equipe jurídica a assessorou para enviar cartas a Sam Altman, CEO da OpenAI, e à empresa para esclarecer como haviam criado a voz de IA em questão. Por conta disso, a empresa "concordou a contragosto retirar a voz Sky," apesar de negar as semelhanças com Johansson.
Como a atriz alegou, OpenAI entrou em contato com ela, em setembro de 2023, com uma oferta de Altman para ela emprestar a voz ao sistema de IA, sob a justificativa de que esse elemento de Sky seria "reconfortante para as pessoas." Ela rejeitou a proposta por motivos pessoais.
Nove meses depois, meus amigos, familiares e o público em geral perceberam o quanto o novo sistema chamado Sky soava como eu.
+++LEIA MAIS: Scarlett Johansson relembra reencontro 'terapêutico' com Bill Murray após 10 anos
Além disso, Scarlett Johansson relembrou como, dois dias antes do lançamento da versão 4.0 do ChatGPT, o executivo da empresa entrou em contato com o empresário dela com um pedido para eles reavaliassem a proposta.
Em resposta, OpenAI comentou como as novas versões da tecnologia foram "cuidadosamente selecionadas por meio de um extenso processo que durou cinco meses, e envolveu dubladores profissionais, agências de talentos, diretores de elenco e consultores da indústria," assim como Sky tem nenhuma pretensão de "imitar" alguma celebridade dos EUA.
Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz característica de uma celebridade.
Statement from Scarlett Johansson on the OpenAI situation. Wow: pic.twitter.com/8ibMeLfqP8
— Bobby Allyn (@BobbyAllyn) May 20, 2024
+++LEIA MAIS: Scarlett Johansson recebeu salário inusitado por Asteroid City; entenda
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer