Chris Pratt afirma frequentar Zoe Church, mesma igreja de Justin Bieber Lana Del Rey e Kendall Jenner
Redação
Publicado em 30/06/2022, às 17h15Em entrevista para a revista norte-americana Men’s Health, Chris Pratt, protagonista de Jurassic World (2022) e Guardiões da Galáxia (2023), negou envolvimento com a Hillsong, igreja anti-LGBTQ+.
“Eu sou um homem que acredita que todo mundo tem o direito de amar quem quiser, livre do julgamento de seus semelhantes.” disse
Segundo o ator, a associação com igreja pode ter sido intensificada durante seu discurso na MTV Movie & TV Awards, quando recebeu um prêmio na categoria Generation Award.
“Me pediram para que eu fizesse um discurso inspirador e então eu disse: ‘Deus é real. Deus te ama. Deus quer o melhor para você. Não seja um bosta.' Talvez tenha sido arrogância subir no palco e dizer as coisas que eu disse, a religião tem sido opressiva por um longo tempo,” explica.
A polêmica que relaciona Pratt à igreja, surgiu em 2019 quando o esteve no programa de entrevistas americano de Stephen Colbert, para divulgar “Uma Aventura Lego 2” e falou sobre seu lado religioso. O ator declarou que fazia parte da Zoe Church, mesma frequentada por Justin Bieber e sua esposa Hayley Bieber.
Fresh from fasting, @prattprattpratt talks about his spiritual side on @colbertlateshow https://t.co/iwUyo4tIhh pic.twitter.com/FQKZVwwtgN
— The Hollywood Reporter (@THR) February 8, 2019
A Hillsong é uma das igrejas mais influentes do meio evangélico no exterior, mas ficou conhecida principalmente por diversas polêmicas. Em março deste ano, um documentário expos casos pedofilia e homofobia que ocorriam dentro da congregação.
Segundo o site Daily Beast, a Hillsong Church tinha como prática a “terapia de conversão para gays” para “converter” pessoas LGBTQ+ em heterossexuais. Além de denúncias, a igreja teria afirmado que “Gays eram bem-vindos, mas não podiam assumir um papel de liderança.” Confira o trailer do documentário abaixo.
"Nunca fui à Hillsong", assegura Chris Pratt. "Não conheço ninguém daquela igreja" explicou durante a entrevista.
Entretanto, a Zoe Church, igreja em que frequenta, foi fundada por Chad Veach que iniciou sua carreira como pastor quando se mudou para Los Angeles e passou a realizar cultos em informais em sua própria casa.
Aos poucos, Chad Veach foi conquistando espaço em outras igrejas, até que os cultos passaram a ser realizados dentro da Hillsong, onde Veach se baseou para criar a Zoe Church. E é por isso que existe a associação de Chris Pratt, Lana Del Rey, Kendall Jenner e outras celebridades com a Hillson.
+++LEIA MAIS: Defesa de Ezra Miller: Mulher abrigada em fazenda diz: 'ele salvou minha vida'
Chad Veach chegou a dizer ao The New York Times que a Zoe Church “recebe todos os tipos de pessoas, mas não concorda com todos os estilos de vida”.
Uma filial da Hillsong existe no Brasil em São Paulo desde 2016. O primeiro culto oficial da Igreja lotou o Audio Club, com capacidade para 3,2 mil pessoas em pé ou mil sentadas.
Recentemente, a igreja passou a se reunir no auditório Villaggio JK, localizado na Vila Olímpia, próximo ao centro de São Paulo. A Hillsong também possui igrejas em Sydney, Londres, Kiev, Cidade do Cabo, Estocolmo, Nova York, Buenos Aires, entre outras.