Com apenas 18 anos, a artista conquistou a crítica, o público e o topo das paradas da Billboard. Mas o que exatamente a torna tão popular?
Redação Publicado em 11/02/2020, às 11h22
Desde o dia 29 de março de 2019, não fala sobre outra coisa além de Billie Eilish. A data marca o lançamento de When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, primeiro disco de estúdio da cantora e compositora que conquistou os críticos, o público e o topo da principal parada norte-americana.
Em menos de um ano, Eilish fez história ao ser a artista mais jovem ao ganhar as quatro principais categorias do Grammy, que incluem Canção do Ano, Gravação do Ano, Álbum do Ano e Artista Revelação. Não há dúvidas de que ela é a figura mais influente do nosso tempo, mesmo que ela não queira ser.
As pessoas ficaram hipnotizadas com a música de Eilish e isso despertou a curiosidade de alguns pesquisadores. Afinal, o que exatamente torna essa cantora adolescente tão popular? 'Duh', te explicamos.
É claro que "Bad Guy" soa como algo completamente diferente do que você ouviu na maioria das principais rádios nos últimos anos. Mas para quem é fã de ASMR, o sucesso de Eilish é (confortavelmente) previsível.
ASMR significa uma resposta autônoma das linhas sensoriais humanas. É isso que descreve a sensação de formigamento que você sente quando alguém sussurra no seu ouvido. Os fãs classificam esse tipo de música como uma "experiência eufórica" e "semi-orgásmica".
É natural quando alguém fala em voz baixa nos aproximarmos para ouvir melhor, e Eilish, com vocais suaves, usa essa resposta automática para cativar os fãs e instantaneamente chamar a atenção para o que ela tem a dizer. Essa técnica faz parecer que a artista está bem ao seu lado, sussurrando para te contar um segredo.
No disco, Eilish combina os elementos de ASMR com melodias cativantes e batidas pulsantes para criar um som que pode se encaixar dentro do mainstream. As músicas incluem sons como slurping, drill, instrumentos isolados e batidas que soam como elementos individuais.
O Insider, por exemplo, descreveu Eilish como "a primeira estrela do pop criada para o Air Pods", graças à qualidade de som envolvente que a música da artista possui. Isso quase sempre faz a faixa soar como tridimensional, mas, ao mesmo tempo, íntima.
+++ LEIA MAIS: 9 razões para Billie Eilish ter o show mais quente e aguardado do ano [LISTA]
Eilish é a primeira artista de ASMR em ascensão, e, agora que a indústria fonográfica percebeu o quanto pode ganhar com isso, é improvável que ela seja a última a combinar essas técnicas.
+++ LEIA MAIS: Dave Grohl compara Billie Eilish ao Nirvana e a cantora responde
+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS:
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral