- Billie Eilish na cerimônia do Oscar 2020, no Dolby Theatre em Los Angeles. (Foto: Jordan Strauss / Invision / AP)

Ciência explica obsessão das pessoas por Billie Eilish - e resposta tem a ver com ASMR

Com apenas 18 anos, a artista conquistou a crítica, o público e o topo das paradas da Billboard. Mas o que exatamente a torna tão popular?

Redação Publicado em 11/02/2020, às 11h22

Desde o dia 29 de março de 2019, não fala sobre outra coisa além de Billie Eilish. A data marca o lançamento de When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, primeiro disco de estúdio da cantora e compositora que conquistou os críticos, o público e o topo da principal parada norte-americana. 

Em menos de um ano, Eilish fez história ao ser a artista mais jovem ao ganhar as quatro principais categorias do Grammy, que incluem Canção do Ano, Gravação do Ano, Álbum do Ano e Artista Revelação. Não há dúvidas de que ela é a figura mais influente do nosso tempo, mesmo que ela não queira ser

As pessoas ficaram hipnotizadas com a música de Eilish e isso despertou a curiosidade de alguns pesquisadores. Afinal, o que exatamente torna essa cantora adolescente tão popular? 'Duh', te explicamos. 

É claro que "Bad Guy" soa como algo completamente diferente do que você ouviu na maioria das principais rádios nos últimos anos. Mas para quem é fã de ASMR, o sucesso de Eilish é (confortavelmente) previsível. 

+++ LEIA MAIS: Billie Eilish canta Yesterday, dos Beatles, no Oscar 2020 e divide o Twitter: ‘Angelical’ e ‘Sussurrante’

ASMR significa uma resposta autônoma das linhas sensoriais humanas. É isso que descreve a sensação de formigamento que você sente quando alguém sussurra no seu ouvido. Os fãs classificam esse tipo de música como uma "experiência eufórica" e "semi-orgásmica". 

É natural quando alguém fala em voz baixa nos aproximarmos para ouvir melhor, e Eilish, com vocais suaves, usa essa resposta automática para cativar os fãs e instantaneamente chamar a atenção para o que ela tem a dizer. Essa técnica faz parecer que a artista está bem ao seu lado, sussurrando para te contar um segredo.

+++ LEIA MAIS: Billie Eilish, Taylor Swift e Guns N'Roses: Guia de shows internacionais no Brasil em 2020

No disco, Eilish combina os elementos de ASMR com melodias cativantes e batidas pulsantes para criar um som que pode se encaixar dentro do mainstream. As músicas incluem sons como slurping, drill, instrumentos isolados e batidas que soam como elementos individuais.

O Insider, por exemplo, descreveu Eilish como "a primeira estrela do pop criada para o Air Pods", graças à qualidade de som envolvente que a música da artista possui. Isso quase sempre faz a faixa soar como tridimensional, mas, ao mesmo tempo, íntima. 

+++ LEIA MAIS: 9 razões para Billie Eilish ter o show mais quente e aguardado do ano [LISTA]

Eilish é a primeira artista de ASMR em ascensão, e, agora que a indústria fonográfica percebeu o quanto pode ganhar com isso, é improvável que ela seja a última a combinar essas técnicas. 

+++ LEIA MAIS: Dave Grohl compara Billie Eilish ao Nirvana e a cantora responde


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS:

música sucesso notícia billie eilish Pop recorde grammy Artistas indústria Billboard RÁDIO paradas técnica Som where do we go bad guy When We All Fall Asleep Cientistas melhor disco asmr

Leia também

Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições


Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral