- Aline Arruda/Divulgação

Cineasta Eduardo Coutinho é assassinado no Rio

A suspeita é de que ele tenha sido morto pelo próprio filho; Coutinho assinou documentários como Edifício Máster e Jogo de Cena

Redação Publicado em 02/02/2014, às 16h58 - Atualizado às 18h46

Eduardo Coutinho, cineasta de 81 anos responsável por obras como Edifício Máster e Jogo de Cena, foi morto a facadas no Rio de Janeiro, segundo o jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o veículo, ele foi encontrado em casa, às 11h50, no bairro da Lagoa, zona sul do Rio. Ainda segundo o jornal, o principal suspeito do crime é o filho dele, Daniel Coutinho.

A Divisão de Homicídios da polícia do Rio, que investiga o caso, informou que Daniel também seria o responsável por esfaquear a mãe, Maria das Dores Coutinho, 62 anos, que levou dois golpes na mama, três no abdômen e teve uma lesão no fígado. Em seguida, ele teria tentado se matar. A mãe está em estado grave, passou por cirurgia e sendo tratada no hospital Miguel Couto no Leblon. O corpo de Eduardo está no Instituto Médico Legal do Rio. O filho dele, que sofre de esquizofrenia, segundo vizinhos, está no mesmo hospital que a mãe sendo tratado por duas lesões causadas pelas facadas.

Coutinho é conhecido como um dos maiores documentaristas do Brasil. O trabalho dele mais recente é As Canções, de 2011. Ele chegou a receber um Kikito de Cristal, principal premiação do cinema nacional, pelo conjunto da obra. Alguns dos outros trabalhos dele são Babilônia 2000 e Cabra Marcado Para Morrer.

Em junho de 2013, Coutinho e José Padilha foram convidados a fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização responsável por entregar o Oscar.

Nascido em São Paulo, Coutinho trabalhou como revisor na revista Visão, dirigiu peça infantil e se especializou em roteiro. Em 1975, entrou para a equipe do programa de TV Globo Repórter, onde trabalhou até 1984.

Em 1984, lançou o sucesso Cabra Marcado Para Morrer. A partir daí, passou a se dedicar mais a documentários, investindo em temas ligados à cidadania e educação, como Santa Marta - Duas Semanas no Morro (1987) e Boca de Lixo (1993).

oscar cinema jogo de cena festival de gramado kikito eduardo coutinho edifcio master boca de lixo santa marta duas semanas no morro

Leia também

Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'


Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover