Filmado de maneira remota durante a pandemia de Covid-19, Untitled Horror Movie trouxe terror e humor com um elenco de peso
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 19/06/2021, às 10h00
É possível um filme gravado em plena pandemia da Covid-19 - de maneira totalmente remota -, trazer terror e comédia misturados com muita originalidade e um elenco de peso? Untitled Horror Movie (2021) provou que sim, e mostrou como uma ideia ousada e equipe disposta a aprender podem trazer ótimos resultados.
Estrelado por Claire Holt, Luke Baines, Katherine McNamara, Darren Barnet, Emmy Raver-Lampman e Tim Granaderos,Untitled Horror Movie se propõe a ser uma sátira sobre o showbiz e às celebridades da Geração Z. Na produção, decidem realizar o próprio filme de terror ao descobrirem que a série da qual participam pode ser cancelada, mas acabam invocando acidentalmente um espírito demoníaco.
“É um filme que não se leva muito a sério. É uma comédia sobre como fazer um longa de terror com 90 minutos de escapismo,” disse Luke Baines (Shadowhunters) em entrevista à Rolling Stone Brasil. A colega de elenco, Claire Holt (The Vampire Diaries), e o diretor Nick Simon também contaram curiosidades sobre o projeto, o desejo de vir ao Brasil e os maiores desafios de filmar remotamente.
Quando questionado sobre o que é Untitled Horror Movie, o diretor Nick Simon contou: “É um filme divertido que nós fizemos durante um período muito difícil no mundo. Nos divertimos muito fazendo isso, está refletido na produção e dá a você uma maneira de não pensar sobre tudo e apenas se distrair.”
O longa se torna muito único ao trazer elementos do terror em forma de comédia, com seis protagonistas tentando realizar o próprio filme, com todas as dificuldades de uma gravação remota em plena pandemia.
Segundo Claire Holt, “é realmente original, não há muitos filmes como esse. Se as pessoas estão interessadas em assistir algo divertido, talvez um pouco fora da caixa e diferente do que costumam ver, então este é perfeito para isso.”
Luke Baines, quem também é co-roteirista de Untitled Horror Movie, foi o responsável pela primeira ideia, e contatou o antigo parceiro Nick Simon para realizarem um filme pós-pandemia. No entanto, o diretor pensou diferente: filmar remotamente em plena quarentena, sem nenhum encontro presencial entre a equipe e elenco.
Os próprios atores ficaram encarregados de realizar as filmagens, cuidar das luzes, fazer as próprias maquiagens e, além disso, todas as instruções eram dadas por Zoom. Ansiosos para participar de algo tão inovador e original, o elenco e equipe aceitaram não receber cachê.
+++ LEIA MAIS: 6 filmes de terror que rendem boas risadas: de Gremlins a Zumbilândia [LISTA]
“Não sou profissional em nada, especialmente em maquiagem ou iluminação ou qualquer aspecto relacionado ao cinema além de aprender minhas falas. Então, foi definitivamente um desafio,” contou Holt. Para a atriz, o fundamental no processo de aprendizagem foram os tutoriais gravados por Luke Baines para ajudar o elenco, dando dicas como posicionar as luzes e mais.
Além disso, kits com câmeras e microfones foram enviados aos atores. “Tentamos criar uma caixa de equipamentos que todos pudessem usar de uma maneira muito fácil,” comentou Baines.
+++ LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre O Silêncio dos Inocentes, clássico do terror [LISTA]
O diretor Simon também teve vários obstáculos na hora de dirigir os atores de maneira remota. Segundo ele, como os ensaios aconteciam por Zoom, a pior parte era precisar dar as instruções e feedbacks sobre o desempenho na frente de todos, e não individualmente como de costume.
Provavelmente, de primeiro momento é simples pensar que um filme gravado remotamente pode perder a espontaneidade e o dinamismo. Porém, a edição de Untitled Horror Movie, realizada por Don Money, não deixou isso acontecer.
O processo de montagem foi a etapa mais longa de toda produção, precisaram pensar como organizar todos os vídeos enviados pelos atores de maneira cativante, e decidir como seriam apresentados: igual um Zoom? Ligação? Apenas vídeos soltos?
“Demorou muito mais tempo do que imaginamos, foram oito dias para filmar e três meses para editar,” explicou Simon.
+++ LEIA MAIS: 5 clássicos do terror com sets assombrados; O Exorcista, Poltergeist e mais [LISTA]
Toda a equipe fez questão que Untitled Horror Movie fosse lançado simultaneamente no Brasil, Estados Unidos e no resto do mundo. Claire Holt agradeceu aos fãs brasileiros, os quais ela considera os melhores, pelo enorme apoio à carreira dela ao longo dos anos. Além disso, contou como nunca esteve no país, mas que espera muito poder visitar um dia.
Untitled Horror Movie estreou na última terça, 15 de junho, no Brasil, e pode ser assistido nas plataformas digitais iTunes e Amazon.
+++ LEIA MAIS: Qual experiência mais maluca de Ian Somerhalder em The Vampire Diaries?
+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições