A lendária colaboração entre os ícones do rock foi resultado de um encontro por acaso, regado a álcool, drogas e muita experimentação
Redação Publicado em 08/01/2020, às 10h06
A icônica parceria entre o Queen e o David Bowie, "Under Pressure", foi o resultado de um encontro ao acaso dos artistas em um estúdio na Suíça, no início da década de 1980. E, como todo hit lendário, a canção é acompanhada por uma história excepcional, regada a álcool, drogas e muita experimentação.
Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor viajaram para Montreux para gravar o 10º disco da banda, Hot Space, no Mountain Studios. Neste mesmo tempo, Thin White Duke - um das personas de Bowie - escolheu o mesmo estúdio para gravar uma faixa para o filme Cat People.
+++ LEIA MAIS: Under Pressure: Brian May conta como foi difícil gravar com David Bowie
Em poucas horas, Bowie já estava ao lado do Queen e os artistas planejavam usar os vocais do cantor na última música do disco, "Cool Cat". De acordo com o livro Is This the Real Life?: The Untold Story of Freddie Mercury and Queen, de Mark Blake, foi o Thin White Duke que sugeriu para os músicos uma colaboração inédita.
"David veio uma noite e nós estávamos tocando músicas de outras pessoas por diversão, apenas improvisando… No final, David disse: 'Isso é estúpido. Por que nós não escrevemos uma?", disse Taylor.
E após Deacon criar a linha de baixo, Bowie estava pronto para levar Mercury para um dos experimentos musicais dele, por meio de garrafas de vinhos e cocaína.
"Quando a faixa de apoio estava pronta, David disse: 'Okay, cada um de nós vai para uma cabine cantar como imaginamos que melodia deveria ser apenas com o que vier em nossas cabeças e nós vamos compilar os vocais a partir disso", contou May.
O guitarrista continuou: "E foi isso que fizemos. Algumas daquelas improvisações, incluindo o memorável stacatto de Mercury na introdução continuaram na versão final. Bowie também insistiu que ele e Mercury não ouvissem o que o outro cantou, completando os versos cegamente, o que ajudou a dar para a música a sensação de corte-e-cola".
Além dos experimentos musicais, a colaboração dos músicos também contou com desentendimentos. May contou ao Ultimate Guitar que em certo momento Bowie disse que não tinha gostado da linha de baixo de Deacon e o baixista respondeu: "Com licença? Eu sou o baixista, certo? É assim que eu faço".
Thin White Duke ainda fez questão de acompanhar a mixagem ao lado do produtor Reinhold Mack e trocou o nome da música, que originalmente se chamava "People on the Streets", para "Under Pressure".
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'
Liam Gallagher, do Oasis, opina sobre o The Cure nas redes sociais; veja
Ed Motta pede desculpas após demitir funcionário durante show; veja
Balloonerism: Álbum inédito de Mac Miller será lançado 'em breve'; veja
Nicole Kidman acha que 'tudo é difícil' de fazer na indústria do entretenimento de hoje
Promotores acusam P. Diddy de usar filhos para influenciar possível júri
Gaspar Noé 'gostaria de fazer um filme com crianças, ou para crianças' em próximo projeto