Veteranos da soul music

O grupo The Commodores relembrou balanços e baladas em show nesta quinta, 5, em São Paulo

Por Paulo Cavalcanti Publicado em 06/11/2009, às 15h32

Quem viveu os anos 70 e 80 sabe o quanto o grupo The Commodores foi popular. Mas como acontece com todo artista veterano, a carreira deles sofreu com a saída de vários membros e mudanças no gosto popular. Para o The Commodores, o golpe mortal foi a partida de Lionel Richie no começo dos anos 80. Mas o grupo nunca pendurou as chuteiras e recentemente comemorou seus 40 anos de existência em plena atividade - e relembrou os velhos tempos em show na Via Funchal na noite de quinta, 5.

O The Commodores já tinha passado pelo Brasil em 1990, mas pouca gente se lembra. Walter Clyde Orange e William King são os dois únicos membros fundadores. Já James Dean "J.D." Nicholas, que fez parte da banda inglesa de soul Heatwave, entrou em 1982 para substituir Richie. É essa trinca que hoje em dia comanda o The Commodores. Esses três, mais o resto dos músicos, que são chamados The Mean Machine, fizeram um bom show. A banda não perdeu o entusiasmo mesmo com o público relativamente baixo que compareceu ao local.

Como era de se esperar, baladas como "Three Times A Lady", "Still" e "Easy" (mais conhecida pela nova geração na versão do Faith No More, que se apresenta neste sábado em São Paulo) foram muito festejadas pelo público. Mas para mostrar que o soul e o legítimo funk são as verdadeiras razões da existência da banda, eles atacaram com muita vontade "Machine Gun", "Brick House" e "Lady (You Bring Me Up)".

No final teve a balançada "Nightshift", lançada em 1985, o maior hit que o The Commodores teve depois da saída de Richie. A canção, que homenageia os falecidos Marvin Gaye e Jackie Wilson, ganhou um verso a mais para prestar tributo a Michael Jackson. Teve tudo a ver já que, em seu começo de carreira na gravadora Motown, o The Commodores abriu inúmeros shows para o Jackson Five.

commodores

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja