Com protestos acontecendo ao redor do mundo, também é possível contribuir com as iniciativas pelas redes sociais ou com doações
Redação Publicado em 07/06/2020, às 14h00
Na última semana, milhares de manifestantes foram às ruas na Europa, Austrália, Coreia do Sul e Japão em apoio aos protestos Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português) nos Estados Unidos. No Brasil, o movimento também ganhou grande repercussão e a população foi às ruas protestar por João Pedro, de 14 anos, morto pela polícia no Rio de Janeiro, e George Floyd, asfixiado por um policial norte-americano.
+++ LEIA MAIS: Novos hinos de protesto: como artistas responderam ao assassinato de George Floyd
As manifestações têm como cunho contestar a brutalidade policial e o racismo sistêmico e já movimentam várias campanhas antirracistas, contribuições a ONGs e outros. No entanto, o mundo vive simultaneamente uma pandemia do novo coronavírus. Especialistas têm alertado que as manifestações tendem a aumentar a disseminação do vírus, visto que a curva de crescimento, no Brasil, ainda está em crescimento.
Por isso, caso você compareça em algumas dessas aglomerações, é importante garantir a sua segurança e a das pessoas que estarão ao seu redor. A principal recomendação é o uso (correto) de máscaras, o uso de álcool em gel, e tentar manter dois metros de distância das pessoas e evitar o contato físico. Também é aconselhável que os manifestantes considerem o auto-isolamento durante 14 dias.
Vários guias estão circulando sobre o que vestir e levar durante os protestos, veja alguns abaixo:
via @rogercipo pic.twitter.com/tzm7BuPlbV
— emicida (@emicida) June 7, 2020
Se cuidem!! pic.twitter.com/0u8xlAKp4P
— lay (@LayMrt) June 7, 2020
Caso você decida permanecer em casa, também é possível contribuir com os movimentos sociais como o Black Lives Matter e organizações antirracistas pela internet. O site Vidas Negras Importam, traduzido para o português, também reúne um conjunto de informações e um mapa de protestos, petições e organizações. Além disso, é possível acessar páginas educativas por uma bibliografia comunitária no Google Drive. Veja aqui.
Organizado pela família de George, o dinheiro será destinado a despesas do funeral, acompanhamento psicológico e processos judiciais, enquanto eles buscam justiça para George Floyd. Doe aqui.
Atualmente, a organização está arrecadando para o GoFundMe, que tem como objetivo "desenvolver e distribuir recursos educacionais", "fornecer ajuda de emergência a comunidades negras que sofrem a maior parte da crise do Coronavírus". Doe aqui.
A iniciativa está levantando dinheiro para apoiar pessoas negras que enfrentam problemas de saúde mental. Doe aqui.
Rede de apoio a empreendedores, profissionais negros/as e comunidades negras em vulnerabilidade no Brasil. Doe aqui.
Comunidade cultural voltada para ações de combate ao genocídio negro e indígena. Conheça aqui.
Age na defesa do empoderamento educacional e em prol da igualdade de oportunidades e justiça racial. Conheça aqui.
Promove a reunião de entidades do movimento negro de todo o Brasil para a incidência política no Congresso Nacional e em fóruns internacionais. Conheça aqui.
Arrecadação financeira para coordenadores/as, professores/as e estudantes de cursinhos comunitários que estão sem fonte de renda. Saiba mais e doe aqui.
O projeto "Adote uma Favela" fusca o fortalecimento das periferias por meio da distribuição de alimentos e itens básicos de higiene. Saiba mais e doe aqui.
* Para as petições fora do Brasil, aqui estão alguns códigos postais para uso: 90015 - Los Angeles, California, 10001 - New York City, New York e 75001 - Dallas, Texas.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja