Jay Z - Divulgação

Como Chris Rock e Ice-T inspiraram “99 Problems”, de Jay Z

Rick Rubin afirma que o coro foi uma ideia totalmente do comediante

Rolling Stone EUA Publicado em 31/03/2014, às 12h22 - Atualizado às 21h11

Mais de dez anos depois do lançamento do hit “99 Problems”, de Jay Z – o terceiro single do The Black Album, de 2003 – o produtor da faixa, Rick Rubin, revelou a influência do comediante Chris Rock na criação dela. O refrão, ele disse à revista New York, foi uma ideia que Rock teve a partir de uma música de Ice-T de 1993, também chamada “99 Problems”.

Grammy 2014: noite tem prêmios a Daft Punk e homenagens aos Beatles.

“[Chris] disse, ‘Ice-T tem uma música, e talvez tenha alguma maneira de misturar e fazer uma nova versão dela”, disse Rubin. “Ele contou sobre a ideia a Jay Z e ele gostou. A música de Ice-T é sobre ter ‘99 problemas, mas uma cadela não é um’, e então ele fala sobre as garotas deles e como ele é bom cafetão. E a nossa ideia era usar o mesmo conceito, mas em vez de falar como garotas não são um problema, em vez de ficar se gabando, a faixa é mais sobre os problemas. Tipo, é sobre o outro lado desta história.”

Galeria: as dez maiores brigas da história do rap.

A Rolling Stone EUA já havia noticiado que, na época, Rubin – que produziu disco dos Beastie Boys e Run-DMC nos anos 80 – tinha perdido o interesse pelo hip-hop na virada do milênio. “Eu nunca tinha escutado as músicas do Jay Z antes de trabalhar com ele na faixa”, ele disse. “Eu não ouço muito hip-hop. Mas eu gosto bastante do Jay. Ele tem um grande espírito.” Ele foi mais coerente no que disse à New York. “Foi muito divertido. Ele foi incrivelmente inspirador como compositor. Nós trabalhamos em várias ideia, e então ele embarcou naquela que o empolgava mais.”

música chris rock rick rubin The Black Album comediante jay z Ice-T 99 problems

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja