O guitarrista teve várias colaborações com os Beatles, e contou o que pensou quando foi convidado para o grupo
Redação Publicado em 10/09/2024, às 11h12
Eric Clapton foi convidado por John Lennon a fazer parte dos Beatles em janeiro de 1969, logo após George Harrison deixar (temporariamente) a banda. O guitarrista avaliou o convite, na época, mas tinha ressalvas.
“Sim, ele [Lennon] me chamou… Os prós e os contras de fazer parte de uma banda daquelas eram extremos”, contou Clapton em Living in the Material World (2011), documentário biográfico sobre George Harrison, dirigido pelo cineasta Martin Scorsese.
+++LEIA MAIS: Como The Who inspirou os Beatles a gravar Helter Skelter?
Clapton sempre teve uma relação muito boa com vários dos Beatles. Ele fez parte dos Yardbirds, uma das bandas de apoio do The Beatles Christmas Show no Hammersmith Odeon de Londres. No final de 1968, tocou com eles na Abbey Road Studios e gravou o solo de guitarra de “While My Guitar Gently Weeps” — na ocasião, George Harrison havia convidado o músico.
Lennon também gostava do talento de Clapton, quem ele conheceu mais a fundo também em 1968, quando ele e o guitarrista tocaram juntos com os Rolling Stones algumas músicas para o projeto Rock and Roll Circus.
Então, quando Harrison saiu, John nem hesitou e disse: "Vamos entrar, Eric."
+++LEIA MAIS: Por que George Harrison tinha ressalvas em relação ao White Album dos Beatles?
O guitarrista considerou a ideia, mesmo que brevemente. Para ele, os prós eram a proximidade e convivência que os Beatles tinham: “Às vezes parecia que a banda era a família mais unida de todas.” Por outro lado, as brigas desencorajaram muito: “A crueldade e hostilidade eram sem igual.”
“Pode ter havido [uma sugestão de que eu seria convidado a entrar para os Beatles em janeiro de 1969]. O problema com isso era que eu tinha criado um vínculo ou estava desenvolvendo um relacionamento com George, exclusivo deles. Acho que se encaixava em uma necessidade dele e minha, que ele pudesse se elevar tendo esse cara que poderia ser como um pistoleiro para eles. Lennon usaria meu nome de vez em quando para ter influência, como se eu fosse o atirador mais rápido. Então, não acho que eu poderia ter sido trazido para a coisa toda porque eu era muito amigo de George.”
No fim das contas, a ideia era apenas de Lennon, e os Beatles nunca convidaram formalmente Eric Clapton. George Harrison voltou 10 dias após sair, e os Fab Four continuaram com a formação original até abril de 1970, quando o grupo se separou em definitivo.
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez