- Cedella Marley em exposição sobre Bob Marley (Joe Maher/Getty Images)
Copa

Como filha de Bob Marley ajudou seleção feminina da Jamaica a chegar na Copa

Jamaica segue para as oitavas de final após eliminar o Brasil

Redação Publicado em 02/08/2023, às 13h16

O Brasil perdeu nesta quarta-feira, 2, jogo contra a Jamaica na Copa do Mundo Feminina. A conquista do time, que agora segue para as oitavas de final, contou com a ajuda de Cedella Marley, artista e filha do cantor de reggae jamaicano Bob Marley.

A história começou em 2008, quando a Federação Jamaicana de Futebol decidiu dar fim ao time. Somente em 2014, quando ele foi reiniciado, Skip Marley, filho de Cedella, levou da escola para casa um panfleto sobre o assunto. O informativo solicitava ajuda em dinheiro para impedir que o time parasse suas atividades novamente. "Apoie as Reggae Girlz," dizia. 

 

+++LEIA MAIS: Rohan Marley busca continuar legado do pai, Bob Marley, com irmãos: 'Queremos essa responsabilidade'

Cedella e seus irmãos Damian e Stephen Marley gravaram a música "Strike Hard" para arrecadar fundos que seriam revertidos em investimento nas jogadoras. Somando em um ano US$ 300 mil com o auxílio de uma vaquinha online, a artista se tornou embaixadora da seleção feminina com a Bob Marley Foundation, ONG criada em 1986 por Rita Marley.

Inspirada pelo pai, que dizia que "futebol é liberdade", Cedella Marley fundou a Footbal Is Freedom, para ajudar também o futebol feminino no Caribe, na América Latina e em algumas comunidades dos Estados Unidos. Em entrevista ao Globo Esporte, ela afirmou:

Através do futebol, elas são livres para ter educação, uma chance de melhorar suas vidas, mas também de famílias e comunidades. O futebol significa liberdade de ideias e dos costumes ultrapassados que querem impedi-las de viverem seus sonhos.

Ainda que a seleção jamaicana tenha Cedella como principal patrocinadora, as jogadoras sofrem com a falta de apoio da Federação, refletida no atraso de salários e na ausência de auxílio para deslocamento, por exemplo.

Bob Marley jogando futebol (Reprodução/Santos FC)
brasil futebol seleção bob marley santos jamaica copa Cedella Marley

Leia também

Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer


Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez