- AC/DC na capa de Highway To Hell (Foto: Divulgação)

Como foi a chegada do AC/DC aos Estados Unidos como completos desconhecidos

Os primeiros shows da banda no país eram baratos e intimistas

Redação Publicado em 08/05/2020, às 18h49

Let There Be Rock, do AC/DC, foi lançado nos Estados Unidos em 23 de julho de 1977, apenas quatro dias antes de tocarem na sede mundial de Amarillo em Austin, Texas. O disco chegou ao topo das paradas da Billboard no número 154. 

+++LEIA MAIS: Kiss, Guns, AC/DC e mais: 11 bandas que mandaram mal no primeiro show

O AC/DC desembarcou nos Estados Unidos em 27 de julho de 1977. Ao contrário dos Beatles, conseguiram se infiltrar no país sem serem notados. Assim como os Rolling Stones antes deles, a banda entrou em uma caminhonete usada e embarcou em sua primeira turnê pelos Estados Unidos.

As três primeiras datas tiveram a banda Moxy na abertura das apresentações em Austin, San Antonio, e Texas. Em 30 de julho, fizeram um show gratuito no Electric Ballroom em Dallas, apresentado pela estação de rádio K2EW.

+++ LEIA MAIS: Como foi o último show de Bon Scott com AC/DC antes da morte precoce?

Do Texas foram para a Flórida e iniciaram o longo caminho que se estenderia por dois anos e mais tarde ficaria conhecido como a “estrada para o inferno” (Highway To Hell). Uma estação de rádio em Jacksonville programou quatro ou cinco das músicas da banda em sua lista de reprodução para que o público norte-americano já se acostumasse com eles. 

Na época, a banda recebia quinhentos dólares por noite para tocar em uma casa de show, mas quando chegaram a Jacksonville com a abertura de Pat Travers, tocaram para 8.000 pessoas no Coliseu e os shows intimistas começaram a não ser suficientes. A cidade, inclusive, tornou-se um dos mais fortes mercados americanos do grupo. 

+++LEIA MAIS: Brian Johnson foi demitido do AC/DC pelo telefone: "me afoguei no uísque"

Depois de tocar 'A Day For The Kids' - uma data de caridade no Sportatorium em Hollywood, Flórida, para a estação de rádio WSHE na frente de 13.000 pessoas, começaram a ganhar público nos Estados Unidos. 

O grupo foi contratado para tocar em um bar do campus no centro de Madison na terça-feira, 16 de agosto de 1977. Tecnicamente, a décima quinta data da primeira turnê norte-americana. As primeiras datas foram indispensáveis para criar a imagem do AC/DC nos Estados Unidos. 

+++ LEIA MAIS: Back in Black: Há 39 anos, o AC/DC enfrentava a morte de Bon Scott e lançava um dos disco mais influentes do rock


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL 

música notícia estados unidos Ac/Dc chegada desconhecidos

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja