- Freddie Mercury (Foto: Mark Allen / AP Photo) e Sex Pistols em 1977 (Foto: AP)

Como Freddie Mercury, sem querer, ajudou o Sex Pistols a estourar? Sim, isso aconteceu

A banda punk conseguiu enorme publicidade após imprevisto do Queen

Redação Publicado em 16/07/2020, às 09h32

Em 1976, Sex Pistols era uma banda jovem e pouco conhecida, com apenas um single lançado, enquanto o Queen se apresentava para multidões e se preparava para o lançamento do quinto álbum da carreira. Sem querer, Freddie Mercury ajudou a banda de punk rock a estourar, como lembra o site Biography. 

A única ligação das bandas era a gravadora EMI Records. Por isso, quando Queen cancelou uma apresentação no programa Today, apresentado por Bill Grundy, porque Mercury precisou ir ao dentista, e a gravadora ofereceu  os Sex Pistols como substitutos para a entrevista.

+++ LEIA MAIS: Como Sex Pistols destruiu contrato com gravadora por ameaças de morte, sangue para todo lado e xingamentos de executivos

O programa Today era ao vivo e passava às seis da manhã na televisão britânica. A conversa com o grupo durou apenas três minutos, mas entrou para a história com os palavrões dos integrantes e reação do público.

Quando o apresentador flertou com Siouxsie Sioux, que acompanhava a banda, Steve Jones o chamou de “velho sujo e safado”, e Grundy provocou a banda para “dizer algo ultrajante” e recebeu novos insultos. A entrevista acabou logo em seguida e, de acordo com o The Guardian, a emissora recebeu diversos telefonemas para reclamar do vocabulário - era apenas a terceira vez que um palavrão era dito ao vivo na história televisão do país. Grundy foi suspenso do cargo logo em seguida. 

+++ LEIA MAIS: Freddie Mercury vs Sid Vicious: o que aconteceu no bizarro encontro entre Queen e Sex Pistols?

A banda ganhou enorme publicidade com o escândalo e, apesar de perder o contrato com a EMI Records e ter shows cancelados, logo encontrou uma nova gravadora e lançou o single “God Save The Queen” e o álbum Never Mind the Bollocks (1977). 

 


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE

música notícia queen Sex Pistols Punk Freddie Mercury Steve Jones Bill Grundy Siouxsie Sioux Never Mind the Bollocks

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja