- HQ do Batman (Foto: Divulgação/DC Comics)

Como Gotham City já foi a cidade mais segura do mundo?

Gotham é conhecida no universo da DC por ser cheia de vilões e ser bem perigosa

Redação Publicado em 26/06/2020, às 18h58

Gotham é conhecida no universo da DC por ser cheia de vilões e ser bem perigosa. No entanto, em um momento particular dos quadrinhos, a cidade já foi a mais segura do mundo - e não por causa da proteção do Batman -, como relembra o ScreenRant.

Na verdade, o responsável por tornar Gotham uma cidade perfeita foi o Espantalho. O personagem, também chamado de Jonathan Crane, é um pesquisador conhecido por estudar o Medo e as respostas humanas a esse sentimento. 

+++LEIA MAIS: Foto revela primeira vilã de The Batman com Robert Pattinson: é a Mulher-Gato?

Apesar de ficar obcecado pelo assunto e se tornar um vilão por sempre produzir gases que induzem o medo das pessoas, uma vez ele criou o efeito contrário. Crane desenvolveu um gás da felicidade, que faria as pessoas verem o que gostariam que fosse verdade. O resultado disso? Gotham virou "Gothtopia", a "cidade mais segura dos EUA".

Nesse mundo utópico, o nível de crime de Gotham caiu 90%. Nesse cenário, Batman saia para trabalhar de manhã - e não de noite como de costume. O uniforme do herói também mudou. Sem o traje escuro, agora ele vestia roupas brancas. Outros personagens também se transformaram. Antes vilão, Pinguim virou o prefeito. 

+++LEIA MAIS: 13 uniformes memoráveis do Batman ao longo dos anos: mamilos ridículos, fortalezas ambulantes e mais [LISTA]

Tudo parecia perfeito, mas os níveis de suicídio da cidade aumentaram. Batman e os aliados não sabiam que Espantalho estava por trás da transformação da cidade. O herói só conseguiu se libertar da droga de Crane depois de ser afetado por componentes químicos durante um encontro com Hera Venenosa - que estava imune ao gás do vilão.

Então, Batman e Hera Venenosa trabalharam juntos para entender os motivos do antagonista. Os dois descobriram como Crane usava o gás da felicidade para mudar drasticamente a taxa de suicídio. Quando as vítimas morriam, o vilão extraia delas um componente químico que aumentava a quantidade do gás do medo.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que já sabemos sobre o Batman de Robert Pattinson: novo uniforme, início das filmagens, elenco, história e data de estreia

O plano do Espantalho, então, era ter vítimas o suficiente para depois jogar o gás do medo em toda Gotham. Para impedir o ato, Batman encheu o gás de medo de Crane com o antídoto. Assim, o Morcego derrotou o vilão.

Gotham voltou a ser o que era, mas, como pontua o ScreenRant, foi interessante entender como seriam as relações dos cidadãos caso a cidade fosse parecida com uma utopia. 


+++ A PLAYLIST DO SCALENE

dc batman entretenimento notícia vilão herói hq quadrinhos gotham Hera Venenosa homem morcego

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições