-

Como Harrison Ford foi convencido a voltar como Han Solo uma última vez em Star Wars?

Ator gostaria que o personagem dele tivesse morrido ainda na trilogia clássica, ao final do filme Star Wars: O Império Contra-Ataca

Redação Publicado em 01/01/2020, às 10h00 - Atualizado em 27/09/2021, às 20h00

[Atenção: contém spoilers sobre Star Wars: A Ascensão Skywalker]

A história de que  Harrison Ford gostaria que George Lucas matasse o personagem dele em Star Wars, Han Solo, ao final do filme O Império Contra-Ataca (1980), e também não via sentido na volta do contrabandista em O Retorno de Jedi (1983) o terceiro e último filme da trilogia inicial, não é novidade. Por isso, foi surpreendente ver o ator de volta à franquia duas vezes.

Se você chegou até aqui, é porque sabe que Han Solo aparece em O Despertar da Força (2015) ajuda Rey (Daisy Ridley), revê a nave Millennial Falcon, encontra Leia (Carrie Fischer) uma última vez, antes de ser assassinado pelo próprio filho, Ben Solo / Kylo Ren (Adam Driver).

+++LEIA MAIS: Criadores de Game of Thrones desistem de acordo por trilogia de Star Wars; entenda

 

Era o desejo de Ford que o personagem morresse, afinal, há uns 40 anos. Por que ele voltou, então, em Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019)?

Nos destroços da antiga Estrela da Morte, depois que Ben/Kylo luta contra Rey. Ao sentir a morte da mãe, Leia, o então vilão da franquia fica mais uma vez em dúvida sobre qual lado da Força seguir.

+++LEIA MAIS: Star Wars revela o que Kylo Ren e Rey destroem juntos no trailer de Ascensão Skywalker

Na morte de Han Solo, Ben alia-se ao Lado Sombrio. Agora, com a aparição da figura do pai, em uma memória, ele percebe que o correto a fazer é socorrer Rey na luta contra o Imperador Palpatine.

"Eu liguei para ele e falei: 'Temos aqui uma cena no filme entre Kylo Ren e o pai dele, você quer fazer?' Ele respondeu: 'Ok,'" diz o diretor J.J. Abrams à revista Vanity Fair. É uma brincadeira, é claro. Na verdade, foi um longo processo para trazer o ator para Star Wars: A Ascensão Skywalker.

+++ LEIA MAIS: Star Wars: 7 perguntas que ficaram sem respostas em A Ascensão Skywalker [LISTA]

Porque a reclamação de Ford sobre o retorno em O Retorno de Jedi (1983) era que não havia propósito para o personagem dele depois de ser resgatado. Desta vez, ele queria saber porque era tão importante que o personagem aparecesse mais uma vez.

"Tivemos uma reunião e falamos muito sobre como seria", conta Abrams. "Harrison, que é uma das melhores pessoas de todos os tempos e incrivelmente atencioso a tudo o em tudo o que ele faz, queria entender a utilidade do personagem".

+++ LEIA MAIS: Depois de críticas severas, Cats é retirado da campanha para o Oscar e outras premiações; entenda

"Qual é o meu papel?", disse Ford ao diretor do filme. "Sentamos com ele [J.J. Abrams e o outro roteirista do filme, Chris Terrio] e explicamos qual era a nossa intenção. Conversamos bastante. Eu mandei para ele as páginas do roteiro. Ele entendeu e, como você pode ver, foi maravilhoso."

Mesmo com o retorno de Han Solo, Star Wars: A Ascensão Skywalker enfrentou críticas duras e o filme teve uma estreia abaixo do esperado.

+++LEIA MAIS: Star Wars: os 11 melhores personagens da franquia [LISTA]

cinema Review crítica Star Wars Disney Estreia Harrison Ford luke skywalker Han Solo A Ascensão Skywalker rey

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja