- Jimi Hendrix (foto: Bruce Fleming / AP)

Como 'imitar' a guitarra de Jimi Hendrix na icônica performance de 'Star Spangled Banner' no Woodstock?

O músico conseguiu transformar o hino dos Estados Unidos em uma canção única e muito poderosa

Redação Publicado em 02/07/2020, às 16h21

Em 18 de agosto de 1969, Jimi Hendrix revolucionou o uso da guitarra ao tocar "The Star-Spangled Banner", hino dos Estados Unidos. A versão ousada e icônica apresentou ao mundo o poder do instrumento, que possibilitou melodia, ruído e personalidade à canção adotada pelo país em 1931. As informações são da Consequence of Sound

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix: os 9 maiores guitarristas do mundo, segundo o maior guitarrista da história: de Eric Clapton a Muddy Waters

Hendrix conseguiu transformar a canção em uma música repleta de rock and roll - e se você quer tentar imitar a guitarra da versão lendária, o site Consequence of Sound separou os itens básicos: 

A guitarra de Hendrix é o primeiro ponto. Apelidada de “Izabella”, o instrumento da Fender era do modelo Olympic White 1968 Stratocaster. Como o músico era canhoto e tocava em um instrumento para destro, ele foi modificado para um melhor uso. Atualmente, a Fender criou uma réplica exata da guitarra - e também há versões de homenagem mais acessíveis. Além disso, é preciso instalar a whammy bar para conseguir o vibrato no som. 

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix: a guitarra isolada de ‘Purple Haze’ mostra toda a genialidade de um dos melhores guitarristas de todos os tempos

O amplificador certo também é necessário. Em Woodstock, o equipamento utilizado por Hendrix era uma “válvula britânica da Marshall de 110 watts  '1959' JTM, sem troca de volume ou canal principal, alimentada por três válvulas 12 AX7 e quatro EL34 [tubos ] e transmitida por meio de 16 alto-falantes em quatro caixas Marshall”, como explicou Paul Balmer no livro The Fender Stratocaster Handbook.

Atualmente, um equivalente moderno poderia ser o Marshall DSL100HR conectado à 4 caixas de som também da Marshall - assim seria possível alcançar o volume de som de Woodstock.  

+++ LEIA MAIS: Jimi Hendrix: assista à jam intimista de clássico do Elvis Presley [VÍDEO]

Os pedais certos também são importantes. Hendrix usou o pedal se efeito Wah Wah - e a empresa Dunlop ainda os fabrica com aparência e função iguais a 1969. Em Woodstock, o músico também utilizou um Arbiter Fuzz Face, que cria uma distorção encorpada. Apesar de o valor atual ser muito alto, há outros pedais de distorção de nível básico que funcionam bem, como o Boss DS-1, o Electro-Harmonix Big Muff Pi e o ProCo RAT. 

Confira a versão icônica de Hendrix:

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix chamou Paul McCartney para formar supergrupo com Miles Davis; por que deu errado?


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

música notícia versão EUA guitarra Hendrix jimi guitarrista hino imitar

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja